Com programação online, o Colóquio Infâncias, Cidade e Meio ambiente convida a comunidade acadêmica brasileira para ouvir especialistas e prestigiar lançamento de websérie documental sobre a temática

O Instituto da Infância (IFAN) realiza, nos dias 27 e 29 de julho, o Colóquio Infâncias, Cidade e Meio Ambiente. Em duas manhãs de programação online (transmitida via Zoom), o evento interdisciplinar convida a comunidade acadêmica brasileira e profissionais voltados às interações possíveis entre criança, cidade e meio ambiente a ouvirem especialistas e refletirem sobre o assunto.

Além de rodas de conversa abertas à participação do público, o evento exibe, em primeira mão, a websérie jornalístico-documental “Infâncias, Cidade e Meio Ambiente”. A produção audiovisual que acaba de ser concluída pelo IFAN aborda o direito da criança à cidade e ao meio ambiente de qualidade.

De acordo com Luzia Laffite, superintendente executiva do IFAN, uma das expectativas para o colóquio é promover o debate sobre a importância das cidades para as crianças. “A criança precisa dar valor à cidade onde vive, e ela o faz quando tem seus direitos respeitados”, explica.

O evento encerra o ciclo 2021 de atividades desenvolvidas pela Ação Olhares Eco Protetores, do Projeto Primeira Infância é Prioridade, que é realizado pelo Instituto da Infância em parceria com a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), ANDI Comunicação e Direitos e conta com patrocínio da Petrobras.

Segundo Alana Aragão, arquiteta e gerente da Ação Olhares Eco Protetores, a iniciativa de proporcionar um encontro dinâmico entre estudiosos e interessados na interface infância– urbanismo-meio ambiente também surge da ânsia de responder às provocações: “Como reaproximar a criança urbana da natureza?” e “Quem é a criança fortalezense e por que escutá-la?”.

Não à toa estes questionamentos dão nome às rodas de conversa do colóquio que reúnem convidados do sul, sudeste e nordeste brasileiros. As inscrições para o Colóquio Infâncias, Cidade e Meio ambiente são gratuitas, limitadas, e iniciam às 12 horas do dia 23 de julho (sexta-feira) na plataforma de eventos online Sympla (link no serviço deste release). O evento emite certificado de participação.

Lançamento de websérie jornalístico-documental

Em quatro episódios de cinco minutos cada, a websérie “Infâncias, Cidade e Meio ambiente” vem compartilhar reflexões, insights e experiências de profissionais atuantes pelo direito das crianças viverem em cidades lúdicas, arborizadas e seguras.

Em maio e junho deste ano, a equipe da Ação Olhares Eco Protetores entrevistou: Alana Aragão, gerente da Ação; Camila Girão, Coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma); Evelyn Eisenstein, Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Iraguassú Filho, Presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci); Luzia Laffite, Psicóloga e superintendente executiva do Instituto da Infância (IFAN); Paula Mendonça, Coordenadora das áreas de Cidade e Educação do Programa Criança e Natureza (Instituto Alana); Renato Pedrosa, Presidente do Instituto Terre des hommes Brasil (TDH Brasil); Sylvia Angelini, Diretora do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí (SP); e crianças que participaram das oficinas Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe.

O primeiro episódio da produção aborda o confinamento da infância na modernidade e explica porque as crianças precisam de experiências em espaços públicos, especialmente na natureza. O segundo episódio faz uma análise da paisagem urbana e natural da cidade de Fortaleza, além de refletir sobre a atual oferta de espaços para a criança na capital cearense.

O episódio de número três passeia sobre aspectos territoriais e sociais da região do Grande Mucuripe, conjunto de bairros localizado no extremo nordeste de Fortaleza. No quarto e último episódio, a série destaca a necessidade do poder público ouvir as crianças na elaboração dos planejamentos urbanos das cidades e narra experiências inspiradoras de Fortaleza (CE) e Jundiaí (SP) nesse sentido.

Como o nome sugere, a websérie “Infâncias, Cidade e Meio ambiente” será publicada na íntegra na internet. A partir do dia 29 de julho, todos os episódios estarão disponíveis no canal de YouTube “Instituto da Infância – IFAN” e no Instagram do IFAN (@ifan.institutodainfancia).

PROGRAMAÇÃO DO COLÓQUIO 

DIA 1 – 27/07

8:00 às 8:30 – Abertura: IFAN, ANDI Comunicação e Direitos e Petrobras

08:30 às 8:40 – Lançamento da websérie jornalístico-documental “Infâncias, Cidade e Meio ambiente” (Exibição de episódios 1 e 2)

08:40 às 09:40 – Roda de Conversa 01 – Tema: Como reaproximar a criança urbana da natureza?

Convidados:

  • Marieta Colucci (SP)

              Arquiteta, co-fundadora e educadora do Apé – Estudos em Mobilidade e consultora em planejamento urbano no Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP

  • JP Amaral (SP)

               Coordenador do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana

  • Guilherme Blauth (SC)

              Artista, facilitador de brincadeiras e pesquisador em educação, infância e natureza

09:40 às 10:00 – Encerramento com Facilitação Gráfica

DIA 2 – 29/07

8:00 às 8:30 – Abertura

08:30 às 8:40 – Continuação da websérie jornalístico-documental “Infâncias, Cidade e Meio ambiente” (Exibição de episódios 3 e 4)

08:40 às 09:40 – Roda de Conversa 02 – Tema: Quem é a criança fortalezense e por que escutá-la?

Convidadas:

  • Lara Picanço (CE)

          Pedagoga, Vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA)

  • Mariana Gomes (CE)

         Gerente de Projetos no Laboratório de Inovação da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA)

  • Rita de Cácia Oenning da Silva (SC)

          Diretora executiva da Usina da Imaginação, cineasta, realiza filmes e projetos de engajamento envolvendo crianças e seus familiares em diferentes

contextos                     

09:40 às 10:00 – Retrospectiva do evento, Facilitação Gráfica e agradecimentos

SERVIÇO

Colóquio Infâncias, Cidade e Meio ambiente

Data: 27 e 29 de julho de 2021.

Horário: 8h às 10h.

Local: Transmissão via Zoom, pela plataforma de eventos online Sympla.

Inscrições: bit.ly/coloquioifan

Evento gratuito com vagas limitadas e emissão de certificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here