Criado em junho de 2003, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do Hospital Waldemar Alcântara tem a proposta de realizar a desospitalização de pacientes crônicos ou sequelados, que necessitam de apoio da equipe multidisciplinar para retornar ao domicílio. Sob a direção da Dra. Úrsula Wille, o SAD já atendeu mais de 1.400 pacientes. “Hoje nós temos cinco equipes multidisciplinares para atender 210 pacientes por mês”, afirma.


 


O objetivo do programa é a adaptação em domicílio, garantindo a assistência necessária para estabilização, reabilitação ou cuidados paliativos e o encaminhamento para a atenção básica se for possível. O período de permanência no programa varia de acordo com a necessidade do paciente. Em caso de emergência, o paciente deve ser atendido pelo SAMU, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) ou nos hospitais da rede do SUS.


 


Critérios


Para ser incluído no SAD, o paciente deve estar internado, possuir domicílio em Fortaleza, ter a presença de um familiar ou cuidador responsável e ser dependente de cuidados especiais como: curativos complicados, sondas e estomas, fisioterapia, oxigenoterapia e suporte ventilatório invasivo e não-invasivo. O SAD fornece medicação, material médico-hospitalar e dispõe de equipamentos necessários para o atendimento. “No início do tratamento, os pacientes e famílias ficam muito inseguros porque não confiam que nós iremos prestar assistência continuamente em suas casas. Mas depois, aceitam muito bem o nosso acolhimento e valorizam o atendimento domiciliar como alternativa à hospitalização”, explica a diretora do programa.


 


Os pacientes em sua maior parte são idosos e sofrem com as sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), demências, encefalopatia, neoplasias avançadas, úlceras crônicas e sequelas de traumas. O SAD é dividido em três núcleos de assistência: O Programa de Assistência Domiciliar (PAD adulto), o Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD adulto) e o Programa de Assistência Domiciliar Pediátrico (PAD pediátrico).


 


Saiba mais


O PAD adulto é composto por três equipes e tem capacidade para atender até 150 pacientes, o PAVD adulto é composto por uma equipe e tem capacidade para atender até 30 pacientes com suporte ventilatório e o PAD pediátrico é composto por uma equipe e tem capacidade para atender até 20 pacientes com suporte ventilatório e 10 pacientes gerais. A equipe multidisciplinar é formada por mais de 30 profissionais entre, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, terapeuta ocupacional, entre outros.


 


Em busca de melhorar e ampliar ainda mais o atendimento a estes pacientes, o SAD presta assistência pediátrica desde julho de 2011 e oficializou a assistência ventilatória domiciliar com a equipe do PAVD que já atendeu 88 pacientes com suporte ventilatório domiciliar desde 2005.


 


Com informações do Hospital Waldemar Alcântara


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here