
Criado em junho de 2003, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do Hospital Waldemar Alcântara tem a proposta de realizar a desospitalização de pacientes crônicos ou sequelados, que necessitam de apoio da equipe multidisciplinar para retornar ao domicílio. Sob a direção da Dra. Úrsula Wille, o SAD já atendeu mais de 1.400 pacientes. “Hoje nós temos cinco equipes multidisciplinares para atender 210 pacientes por mês”, afirma.
O objetivo do programa é a adaptação em domicílio, garantindo a assistência necessária para estabilização, reabilitação ou cuidados paliativos e o encaminhamento para a atenção básica se for possível. O período de permanência no programa varia de acordo com a necessidade do paciente. Em caso de emergência, o paciente deve ser atendido pelo SAMU, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) ou nos hospitais da rede do SUS.
Critérios
Para ser incluído no SAD, o paciente deve estar internado, possuir domicílio em Fortaleza, ter a presença de um familiar ou cuidador responsável e ser dependente de cuidados especiais como: curativos complicados, sondas e estomas, fisioterapia, oxigenoterapia e suporte ventilatório invasivo e não-invasivo. O SAD fornece medicação, material médico-hospitalar e dispõe de equipamentos necessários para o atendimento. “No início do tratamento, os pacientes e famílias ficam muito inseguros porque não confiam que nós iremos prestar assistência continuamente em suas casas. Mas depois, aceitam muito bem o nosso acolhimento e valorizam o atendimento domiciliar como alternativa à hospitalização”, explica a diretora do programa.
Os pacientes em sua maior parte são idosos e sofrem com as sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), demências, encefalopatia, neoplasias avançadas, úlceras crônicas e sequelas de traumas. O SAD é dividido em três núcleos de assistência: O Programa de Assistência Domiciliar (PAD adulto), o Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD adulto) e o Programa de Assistência Domiciliar Pediátrico (PAD pediátrico).
Saiba mais
O PAD adulto é composto por três equipes e tem capacidade para atender até 150 pacientes, o PAVD adulto é composto por uma equipe e tem capacidade para atender até 30 pacientes com suporte ventilatório e o PAD pediátrico é composto por uma equipe e tem capacidade para atender até 20 pacientes com suporte ventilatório e 10 pacientes gerais. A equipe multidisciplinar é formada por mais de 30 profissionais entre, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, terapeuta ocupacional, entre outros.
Em busca de melhorar e ampliar ainda mais o atendimento a estes pacientes, o SAD presta assistência pediátrica desde julho de 2011 e oficializou a assistência ventilatória domiciliar com a equipe do PAVD que já atendeu 88 pacientes com suporte ventilatório domiciliar desde 2005.
Com informações do Hospital Waldemar Alcântara