Os gastos de turistas estrangeiros no Brasil registraram um aumento de 14,7% em abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados do Setor Externo divulgados pelo Banco Central.
Durante esse mês, os visitantes internacionais movimentaram a economia nacional com um total de US$ 452 milhões. No acumulado do ano, eles injetaram US$ 2,15 bilhões na economia do país, representando um crescimento de 32,3% em relação ao ano anterior. Os principais países de origem desses turistas foram a Argentina, seguidos pelos Estados Unidos e Paraguai.
“A presença de turistas estrangeiros em nosso país está aumentando. No Ministério do Turismo, estamos empenhados em estruturar nossos destinos e qualificar nossos profissionais para impulsionar ainda mais esse montante. Estamos firmes, trabalhando para movimentar a economia, gerar empregos e renda”, afirmou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Até março deste ano, o Brasil recebeu 2,3 milhões de turistas estrangeiros, número superior ao mesmo período de 2020, que foi o último ano antes do surgimento da pandemia de Covid-19 e contabilizou 1,9 milhão de visitantes. Além disso, o desempenho também superou o primeiro trimestre de 2019, quando houve a chegada de 2,2 milhões de turistas estrangeiros.
Turismo doméstico em alta no Ceará
Na tendência de retomada da atividade turística no país, o fluxo do turismo doméstico registrou aumento no Ceará, de acordo com o ranking de destinos nacionais mais buscados para as férias de julho, divulgado pela empresa Decolar, líder do segmento de viagens na America Latina.
Com base na procura por passagens aéreas no site e app da plataforma, a capital Fortaleza lidera a lista de destinos mais procurados para o período. De acordo com Bob Rossato, vice-presidente de Sourcing Air da Decolar no Brasil, em relação ao mesmo período de 2022, a procura por viagens para as férias de julho teve um crescimento de 53%.
Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o desempenho do destino na pesquisa demonstra a preferência dos turistas com o estado. “Após a quadra chuvosa, que favorece, por exemplo, as regiões serranas do estado, temos um período de sol intenso e bons ventos que são ideais para a prática de esportes radicais, como o kitesurfe. Dessa forma, grande parte dos turistas começa a desembarcar no Estado e buscar, além da capital, nosso extenso litoral para descansar e curtir as férias de férias”, destaca.
Completam o ranking de destinos nacionais mais buscados: Rio de Janeiro (2ª), Porto Alegre (3ª), Recife (4ª), Salvador (5ª), Porto Seguro (6ª), Maceió (7ª), Brasília (8ª), Natal (9ª) e João Pessoa (10ª).
Fonte: Economic News Brasil e Secretaria do Turismo do Ce