As mulheres empreendedoras representam 34,4% dos negócios formais do país, o que equivale a mais de 10 milhões de empresas, segundo dados do Sebrae. Esses negócios contribuem significativamente para a autonomia financeira de mulheres e, por conseguinte, mudanças socioeconômicas em suas famílias. Focado nesse cenário do empreendedorismo feminino, o Programa Eu/SA Mulheres realiza, durante o mês de março, um curso gratuito de Capacitação para Mulheres de Negócios.

Ao longo de quatro dias, as participantes terão a oportunidade de aprimorar as suas habilidades de liderança, aperfeiçoar estratégias de marketing e aprender técnicas eficazes de gestão financeira. Além disso, haverá uma ênfase especial no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora e na construção de uma rede de apoio sólida entre as participantes. Os aulões ocorrerão sempre às quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 19h30 às 21h30, por meio da plataforma Google Meet e a inscrição será realizada por este link. O curso ainda contará com a emissão gratuita de certificado.

Ainda existem muitos desafios em relação a sobrevivência desses negócios, como aponta a pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2023, estudo também conhecido como “Empreendedoras e Seus Negócios 2023”, que destacou o baixo faturamento, aliado a condição de negócios criados por necessidade (83%). Ou seja, a abertura de negócios por mulheres resulta em sua grande maioria de uma busca de sobrevivência.

Outro aspecto importante em relação ao empoderamento feminino trata-se da visibilidade de questões inerentes à mulher, e esta decorre especialmente quando temos lideranças femininas em organizações, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor, além de posições na esfera política.

Sobre o Programa Eu/Sa Mulheres

Contribuindo para a discussão do protagonismo feminino, o projeto EU/SA Mulheres, foi idealizado e criado em 2018 pela administradora e consultora especialista em Gestão de Negócios e Administração Pública, Haline Cordeiro. O Programa aborda diversos temas, como: empreendedorismo, autoestima e saúde, negócios, liderança feminina, inovação, entre outras pautas. A idealizadora decidiu realizar o projeto, quando visou a sua expertise em relação ao seu bom networking e a sua atuação como educadora e gestora, com objetivo de transformar a vida de muitas mulheres.

Empreendedorismo e liderança feminina

Mesmo com todos os desafios que ainda deverão ser enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, os dados vêm crescendo quando o assunto é empreendedorismo feminino. Falando do cenário local, tivemos um aumento de empresas registradas por mulheres, se compararmos 2022 e 2023. De acordo com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o número de empresas abertas por mulheres, seja atuando como microempreendedor ou como sócia de um negócio, apresentou aumento em 2023, com 8.270 abertura de janeiro e fevereiro, em comparação aos 8.113 negócios abertos no mesmo período de 2022.

A liderança feminina também é uma pauta que tem sido bastante debatida, afinal ainda há diversas críticas sem fundamento quando uma mulher toma a frente de um grande cargo em uma empresa. Mas mesmo com todos esses desafios, segundo a pesquisa do Panorama Mulheres 2023, a presença de mulheres em cargos de presidência no Brasil alcançou 17% das organizações, de 2019 a 2022. O estudo, realizado pelo Talenses Group em parceria com o Insper, mostra que as mulheres passaram de 13% a 17% dos CEOs do país.

Serviço:

Curso gratuito de Capacitação de Mulheres de negócio (online)
· Aulões Online pelo Google Meet.
· Datas: 6, 13, 20, 27/03/2024 (quartas seguidas do mês de março)
· Horário: 19h30 às 21h30
· Curso gratuito.
· Público: Mulheres que desejam empreender ou já possuem negócios
· Temas das Aulas:
Aulão 1 – Vida Financeira Equilibrada
Aulão 2 – Como Vender Mais.
Aulão 3 – Gestão para Negócios de Sucesso
Aulão 4 – Empreendedorismo Feminino e Mindset de Crescimento
· Inscrição: via link
· Certificado: Emissão gratuita em função da participação (quantidade de aulas).
· Parceria: Museu da Fotografia Fortaleza – MFF

Com informações de reporterceara.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here