Neste sábado, 21, Fortaleza comemora o X Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento acontece no calçadão da Av. Beira Mar, em frente ao Boteco Praia, a partir das 16h. Na ocasião, pessoas com Síndrome de Down, acompanhadas de seus pais, parentes, amigos e profissionais ligados ao movimento se reunirão para comemorar a data. O objetivo do encontro é sensibilizar a população cearense para adoção de práticas inclusivas na educação e saúde para pessoas com Síndrome de Down. Durante o evento será realizado um cadastro de pessoas e famílias que desejem receber o apoio da Associação Fortaleza Down.


Segundo a associação, o Brasil mais uma vez se junta a países do mundo inteiro para comemorar a décima edição do Dia Internacional da Síndrome de Down. “O Ceará deu seu “ponta pé” inicial quando crianças com síndrome de Down entraram no gramado do estádio Presidente Vargas (PV) de mãos dadas com os jogadores do Ceará e do Fortaleza e exibiram a faixa em apoio a causa, uma ação fruto de parceria entre a Associação Fortaleza Down e a Federação Cearense de Futebol (FCF).”


A ação, conforme a Associação Fortaleza Down, faz parte da luta por inclusão social de pessoas com Síndrome de Down em todos os espaços e alerta para importância da sociedade ampliar seu olhar sobre as diferenças, próprias a cada pessoa, facilitando o convívio e o relacionamento interpessoal.

Inclusão

De acordo com a associação, eventos semelhantes estão sendo realizados em todo o mundo, e têm um ponto em comum: a luta pela inclusão na escola e em todos os ambientes da sociedade. A escola é o local que deve servir como exemplo para a prática da inclusão, e é fundamental que toda a sociedade discuta o tema e participe dessa inclusão.


“É na escola que os alunos aprendem que a diversidade faz parte de nossa sociedade, e que o respeito à individualidade de todos os alunos permite um olhar mais abrangente e compreensivo das diferenças de todas as pessoas, facilitando o convívio e o relacionamento interpessoal. Fundamental é reconhecer as potencialidades de todos, independentemente de raça, cor, religião ou característica genética.”


Com informações da Associação Fortaleza Down

Mais informações: fortalezadown@gmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here