A Orquestra Filarmônica do Ceará completa 13 anos no próximo dia 22 de maio. Motivo de orgulho para nós que a criamos e dirigimos, nesta trajetória marcada pela dedicação, por sacrifícios e vitórias (apoio de parceiros, resposta positiva do público). Única Orquestra Sinfônica de caráter filarmônico atuante no Estado, seus músicos não são funcionários públicos, como acontece nas orquestras sinfônicas. Aí a principal diferença entre sinfônica e filarmônica: os músicos e até o maestro podem ser os mesmos, mas a maneira de pagar, a gestão administrativo-financeira é outra.


Esse modelo já existe na Europa e EUA. Mantida pelo patrocínio direto de mecenas, de amigos, de projetos na Lei do Mecenato (Lei no. 13.811, de 16 de agosto de 2006) e apoiada pela Secretaria Estadual da Cultura, a Filarmônica do Ceará tem como maior e mais importante patrocinador a Coelce, embora também tenha recebido o apoio decisivo do Banco do Nordeste do Brasil através da Lei Rouanet, ou pelo apoio direto da Presidência da instituição. Demais, abriremos a nossa temporada 2011 no próximo dia 3 de março, quinta-feira, às 20 horas, no Theatro José de Alencar, com programa bem diversificado. Apresentaremos ´Brandenburgo No 3´ (J. S. Bach); ´Abertura Egmont´ (Beethoven); ´Primeira Sinfonia´ (Beethoven); e ´O Lago dos Cisnes´ (Tchaikovsky). A entrada é dois quilos de alimento não perecível e um livro, usado ou não, para doação às entidades com as quais temos trabalhado.


Nesse ano, a cada mês realizaremos uma sinfonia de Beethoven, juntamente com alguma obra dos períodos Barroco e Romântico. O objetivo é trazer ao TJA uma ideia que deu certo no Projeto Café Concerto apresentado em nossos ensaios-espetáculos no Colégio Presidente Roosevelt. Em dezembro, faremos a Nona Sinfonia de Beethoven com cerca de 200 artistas ao ar livre na Praça José de Alencar, quatro solistas internacionais e um grande coro sinfônico, perfazendo, assim, o Ciclo das Nove Sinfonias do mais consagrado compositor alemão, projeto inédito na vida musical de Fortaleza e do Estado do Ceará.


Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste de 1º de março de 2011 e reproduzido neste site com autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here