A cidade de Pacatuba, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, é detentora de um rico conjunto arquitetônico colonial. No entanto, algumas ações já provocaram a transformação de algumas edificações, e até demolições. Visando sensibilizar o poder público e a população para a importância da preservação, salvaguarda e tombamento destas edificações coloniais, foi criado o projeto “Pacatuba História e Memória”, que acontecerá sexta-feira, 21, a partir das 19 horas, na Praça Henrique Gonçalves da Justa, com a realização de uma grande exposição, com diversos registros fotográficos. O projeto tem a curadoria da artista visual pernambucana Maíra Ortins.


Até o momento, Pacatuba ainda não possui uma política de tombamento, o que fragiliza a preservação e manutenção da identidade arquitetônica da cidade. O projeto tem foco, ainda, na educação patrimonial nas escolas de Pacatuba. Para tanto, serão distribuídos materiais didáticos contanto a história do lugar a partir de registros oficiais e recolhimento da memória de alguns moradores. A exposição será, posteriormente, levada às escolas públicas com o objetivo de disseminar a ideia de uma cidade cuja memória possa ser respeitada e preservada.

Saiba mais

“Pacatuba História e Memória – Educação Patrimonial nas Escolas do Município de Pacatuba-Ceará” estabelece um novo desafio para as organizações (escolas), atuando com investimentos nos jovens, com ações que buscam fortalecer a identidade cultural local e promover possibilidades de novos pesquisadores movidos por um novo olhar sobre o universo cultural do município.

 
Serviço

Pacatuba História e Memória

Data: 21 de agosto

Horário: 19 às 23 horas

Informações: (85) 9.9703-2912

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here