Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, Fortaleza sediará eventos de conscientização que reforçam a importância em colocar a pessoa autista como protagonista de um País mais inclusivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas no planeta são autistas. Apesar de atingir quase dois milhões de pessoas no Brasil, a síndrome  ainda é desconhecida para muitos.


Para alertar sobre a necessidade de inclusão dessas pessoas e discutir problemas relacionados aos mitos e preconceitos envolvendo o autismo a DeVry | Fanor promove até 1º de abril (sexta-feira) diversas atividades e debates relacionadas ao tema. O evento “Os diversos olhares sobre o autismo” vai reunir professores e alunos, além de especialistas, pais e entidades que atuam no acompanhamento do autismo.


Na abertura do evento (na quinta-feira), a Associação Fortaleza Azul vai apresentar “Uma Sinfonia Diferente” – recorte do projeto realizado em Brasília. Crianças e jovens autistas vão expressar, através da música, suas capacidades artísticas, sensibilidade e superação. A entidade vai abrir a Mesa Redonda com o depoimento da pedagoga Sandra Ribeiro, mãe de duas crianças autistas.


Além dos debates, os alunos vão realizar intervenções por meio de fotos e ações criativas pela faculdade, de modo a sensibilizar as pessoas sobre o tema. O percurso até o local do debate será sinalizado por pegadas azuis (cor que representa o autismo). Também serão expostas fotos sobre o autismo, banners, desenhos, poesias e áudios feitos por autistas.

Ato público

No dia 1º de abril, será realizado ato público na Praça do Ferreira, das 14 às 17 horas, promovido pela Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça), que trabalha uma manifesto com o tema “Pessoa autista protagonista de um Brasil mais inclusivo”.


“Nós buscamos a conscientização da sociedade, de modo que as pessoas compreendam os direitos dos autistas. Durante as discussões, levantaremos diferentes questionamentos”, destaca Alexandre Mapurunga, presidente da Abraça, sobre o que espera do movimento.


No dia 2 de abril, a Associação Fortaleza Azul vai participar de um panfletaço de conscientização em vários pontos de Fortaleza.


Já no dia 9 de abril, haverá o curso de Atualização em Autismo. Especialistas de diversas áreas ligadas à pesquisa e tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estarão reunidos para ministrar o curso. Promovido pelo Instituto Priorit, o encontro abre oportunidade para que pesquisadores, professores, orientadores pedagógicos, mediadores escolares, pais e amigos de crianças e adolescentes autistas se atualizem quanto a procedimentos e aspectos ligados ao tratamento do TEA.


O curso acontece no espaço da Fábrica de Negócios / Hotel Praia Centro, localizado na Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Centro. As inscrições podem ser realizadas na página do Instituto Priorit (http://cursos.institutopriorit.com.br/).


No dia 11, a Assembleia Legislativa do Ceará promove, às 14 horas, audiência pública sobre autismo. Finalizando o mês de conscientização sobre o autismo, haverá o seminário “Autismo: Ciência e Vivência”, no Shopping Del Paseo, no dia 23, às 8 horas.

Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo

Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo foi instituído para fomentar a discussão sobre as pessoas com autismo, sob a ótica dos direitos humanos.


O autismo é uma condição de desordens no desenvolvimento do cérebro, podendo afetar as habilidades de comunicação, comportamento e interação social. A Nova Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2016, amplia a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e prevê punições para atos discriminatórios.  


Com informações da Associação Fortaleza Azul, DeVry | Fanor e da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here