Cerca de 31 alunos do ensino médio da Escola Estadual Liceu do Ceará – EEMTI participaram de uma aula prática sobre ciência e saúde, no último dia 22 de junho, quarta-feira, dentro dos laboratórios clínicos do Emilio Ribas, através do Projeto Cachola, nas unidades da Av. Barão de Studart, 730 e 1001.

Os estudantes acompanharam de perto o dia a dia de um laboratório de medicina diagnóstica, bem como a realização de atividades envolvendo os procedimentos de saúde. Os alunos entenderam o processo de coleta de sangue, a importância do uso do garrote e de segurar com algodão o local do furo após o procedimento. Aprenderam, na prática, como é feita a tipagem sanguínea, ou seja, o processo de coleta e análise do sangue para identificar a qual grupo sanguíneo pertence.  Em seguida, os participantes visitaram o Núcleo Técnico Operacional (NTO) para visualizarem o caminho do material biológico após a coleta e aprenderam sobre a automatização do processo.

Durante o momento, os alunos destacaram a grande alegria em participar do projeto e falaram sobre a oportunidade de um novo aprendizado em um ambiente inovador, com muitas descobertas que levarão para toda a vida e formação estudantil e profissional. “Adorei a experiência, pude aprender sobre assuntos da saúde, na prática, o que me despertou muito interesse e curiosidade. É uma vivência única e muito rica pra gente que está no colégio”, cita a estudante Lívia Maria.

De acordo com Natália Velloso, coordenadora de Educação em Saúde do Emilio Ribas, o projeto tem como objetivo estimular a curiosidade intelectual dos alunos, adotando conteúdos e desenvolvendo habilidades propostas pela Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na ação, os participantes ganham kit Cachola e lanche.

“Os jovens ficaram muito entusiasmados com a visita, participaram trazendo suas vivências e questionamentos sobre situações cotidianas e despertaram interesse por profissões que não conheciam na prática”, destaca Natália.

Projeto Profissões

No mês de junho, turmas de alunos do Colégio Master participaram do Projeto Cachola Profissões, que proporciona aos estudantes acesso a apresentações nas áreas da medicina (clínica, pesquisa e neurorradiologia), farmácia, engenharia mecatrônica, arquitetura, marketing e enfermagem.

Agendamento

Instituições, públicas ou privadas, bem como pais e responsáveis que tiverem interesse em agendar uma visita, devem definir o dia, o horário e o conteúdo no site do Emilio Ribas ou enviar um e-mail para o endereço educação@emilioribas.com.br e solicitar o labtour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here