Na forma de rodas de conversa, a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece) promoverá às quartas-feiras , no período de 13 de maio a 3 de junho, os Diálogos Circenses. Os encontros vão reunir, das 14h às 17h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Av. Conde d’Eu, 560 – Centro), em Fortaleza, os principais personagens do universo circense, com a mediação de pesquisadores e comunicadores para desvendar e registrar a memória social da arte no Estado.


 


A primeira roda de conversa, nesta quarta-feira  (13) terá como tema “O viver e a criação em coletivo: famílias, trupes, companhias e circos”. Os convidados são Edson Pinto Brandão, o Brandão (Circo Halley); José de Abreu Brasil, o Palhaço Pimenta (Circo do Teatro Pimenta); Reginaldo Aparecido Calvo, o Casimiro (Circo Tropical); Antônio Reginaldo Moura Soares, o Palhaço Garrafa (Circo London); Como debatedores, participarão o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme e o produtor, articulador cultural e coordenador do projeto, Leandro Guimarães. Os relatores serão o jornalista Paulo Renato Abreu e a pesquisadora Edneia Tutti.


 


Os Diálogos Circenses integram o projeto Circo, Memória e Identidade, que nessa ação tem promoção do Governo Federal, por meio do Fundo de Direito Difuso, do Ministério da Justiça. O projeto teve início em 2010, através de uma iniciativa memorial que parte da pesquisa e catalogação de fotografias da história do circo no Ceará, reunindo imagens pertencentes ao arquivo pessoal das famílias circenses. Esse trabalho resultou em uma exposição, em 2012, na Galeria Antonio Bandeira, mas ganhou caráter itinerante. Visitou o Festival dos Inhamuns, a Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Casa de Juvenal Galeno, e hoje habita o Teatro das Marias, em Fortaleza.


 


Este ano, foi lançado o catálogo Circo, Memória e Identidade, reunindo as mais representativas filmagens da exposição, além de artigos de especialistas sobre a memória social do circo no Ceará. Agora, começam os Diálogos Circenses, rodadas de conversa com figuras do circo cearense de diversas idades, ocupações e lugares.


 


Mais informações pelo telefone 85 3081 2757


 


Com informações da assessoria de imprensa do evento / Foto: Ideally Circo/Circo Familiar Campelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here