Com início das atividades em abril deste ano, o projeto Aprendizes-Musicalizando já completou uma carga horária total de 648 horas-aula no primeiro semestre, divididas em 72 horas mensais de atividades nas localidades de Iguape (Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé), Machuca (Escola Guilherme Janja) e Lagoa do Ramo – Serpa (Escola José Raimundo da Costa). Ao todo, 230 crianças e adolescentes são contemplados pela iniciativa, que promove aulas de luteria, percussão e canto-coral, sob coordenação pedagógica do Mestre Fernando Sardo. O Aprendizes-Musicalizando tem como intuito democratizar o acesso a atividades culturais por meio da música.

“Nós utilizamos diversos materiais encontrados no meio ambiente, onde surgem instrumentos de percussão, de sopros, cordas. E, com esses instrumentos, os alunos aprendem a música. Nessa aprendizagem musical de ritmo, melodia e harmonia, eles também são estimulados a criar a própria música. Então, nós visamos desenvolver bastante a criatividade”, reforça Fernando Sardo sobre a metodologia utilizada pelo projeto, que já gera frutos.

É o caso das alunas Yohana Bernardo (10), Maria Eduarda Santos (10) e Francisca de Brito (56), da Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé, que, por meio dos conhecimentos gerados pelas aulas e estímulos à criatividade, inspiram-se em seus cotidianos, inserindo letra a uma harmonia, o que deu origem à composição “Bela Natureza”. Yohana conta que a letra foi “criada através de uma brincadeira a partir de um som tirado da flauta de outro aluno”, cuja inspiração vem da vivência diária em contato com a natureza.

O professor de flauta Aramins Alves ressalta que, “na medida em que o processo caminha, as melodias vão ficando mais definidas e uníssonas, já que eles estão se acostumando a tocar em conjunto”.

Para o segundo semestre, os alunos irão avançar na criação de instrumentos e produção de novas melodias musicais, o que resultará em um grande espetáculo de finalização do projeto, ainda com data a ser definida, em que apresentarão o que aprenderam com o Aprendizes-Musicalizando.

Mais informações:

A edição de 2022 do Aprendizes-Musicalizando sucede cinco realizações prévias na cidade de São Paulo, chegando ao Ceará e promovendo, no município de Aquiraz, oficinas de formação musical para a comunidade do povo Jenipapo-Kanindé. O projeto tem apresentação da Vestas e patrocínio do Carrefour e, ao todo, atingirá um público de 350 alunos entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, com atividades até o mês de dezembro deste ano.

O Aprendizes-Musicalizando é uma realização do Ministério da Cidadania através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, apoio cultural da Muda Cultural e da Tapera das Artes, gestão e produção da Rhadar Cultural.

Mais sobre o Aprendizes-Musicalizando:

O Aprendizes-Musicalizando propõe a realização de um calendário anual com oficinas e atividades relacionadas à música instrumental e erudita, visando o desenvolvimento sociocultural da população por meio da economia criativa e da conscientização sobre a reutilização de materiais de descarte. Estão previstas atividades culturais durante o calendário de execução do projeto: workshops (oferecidos por músicos convidados sobre determinado tema dentro do universo musical), luteria (com exposição e atividades sobre construção artesanal de instrumentos), oficinas (oferecidas semanalmente, sendo abertas e livres a todos os matriculados no projeto), apresentação musical de encerramento e uma ação de contrapartida social. Todas as atividades do projeto serão gratuitas e estarão abertas a toda população.

Sobre a Vestas

A Vestas é o parceiro global da indústria de energia em soluções de energia sustentável. Projetamos, fabricamos, instalamos e fazemos manutenção de turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo e, com mais de 151 GW de turbinas eólicas em 86 países, instalamos mais energia eólica do que qualquer outra empresa. Por meio de nossos recursos de dados inteligentes líderes do setor e mais de 129 GW de turbinas eólicas em serviço, usamos dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e fornecer as melhores soluções de energia eólica. Juntamente com nossos clientes, os mais de 29.000 funcionários da Vestas estão trazendo ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here