De 21 a 25 de agosto, o NPC oferece conteúdo diferenciado e orientações sobre a profissão de Acompanhante Terapêutico (AT) com transmissão no Youtube da clínica.

 Pais de autistas necessitam de profissionais devidamente capacitados para o acompanhamento de seus filhos. Para compreender melhor as atividades relacionados ao tratamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Auttista (TEA), o Neuropsicocentro (NPC) promove o evento “Seja Um Acompanhante Terapêutico (AT) de Crianças Autistas”, de 21 a 25 de agosto, de forma gratuita e online com orientações e informações sobre a profissão de Acompanhante Terapêutico (AT). Os encontros acontecerão ao vivo, às 20h, pelo Youtube do Neuropsicocentro, clínica multidisciplinar especializada no atendimento ao autista em Fortaleza.

As aulas serão realizadas pelas psicólogas e diretoras do NPC, Clarissa Leão e Silviane Andrade,  especialistas em Neuropsicologia e com experiência em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica de Crianças. Com 14 anos de experiência, a clínica atualmente atende mais de mil famílias com crianças autistas. Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente no site https://escoladeat.com.br/seja-um-at/.

Além de contribuir na jornada familiar, a partir do conhecimento adquirido pelos responsáveis de uma criança autista, o AT também é uma profissão cada vez mais procurada pelo mercado de trabalho. Segundo Silviane Andrade, o Acompanhante Terapêutico é quem auxilia a equipe multidisciplinar a entender questões relacionadas à rotina da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), colaborando na aplicação do plano terapêutico. “A pessoa que busca desempenhar o papel de AT tem grande importância no desenvolvimento da criança autista, ela se torna um elo entre a criança e o meio em que convive. É uma atividade pautada na confiança e na amizade, já que esses profissionais passam a integrar o ambiente familiar, escolar e de convivência social, realizando atividades terapêuticas em ambientes de rotina da criança. É um trabalho que requer dedicação, criatividade e paixão pelo que se faz”, afirma.

Com a ajuda do AT, o paciente é encorajado a fazer amigos e participar de atividades sociais para além do contexto psicoterapêutico tradicional, recebendo ainda mais estímulos para um melhor desenvolvimento. Silviane Andrade explica ainda que esse trabalho acontece por meio de um programa supervisionado por um profissional da área da Psicologia, a partir de avaliação individual da criança, contemplando suas necessidades. Assim, o trabalho deve ser feito de maneira conjunta, para que os esforços dos profissionais da clínica sejam complementados tanto aos dos profissionais da escola como aos pais em casa.

Quem pode participar?

De acordo com as diretoras do Neuropsicocentro, geralmente a função de AT é realizada por estudantes das áreas de Psicologia e Pedagogia, no entanto, é possível ser desempenhada também por mães, pais ou responsáveis pela criança, assim como por profissionais com habilidades para o trabalho com crianças autistas.

Sobre o Neuropsicocentro

Atualmente, o Neuropsicocentro conta com 150 profissionais e colaboradores que trabalham em diversas áreas para acolher cerca de 1.000 crianças autistas e seus responsáveis. São Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicomotricistas, Recepcionistas e equipe de manobristas que garantem a qualidade na realização de uma média de 15 mil atendimentos por mês. Criado em 2008 pelas psicólogas Silviane Andrade e Clarissa Leão, o Neuropsicocentro (NPC) é pioneiro no estado do Ceará no desenvolvimento de programas de tratamentos especializados para autistas, orientação através da psicoeducação, diagnóstico e suporte terapêutico. Junto à sua segunda sede, NPC Life, a clínica atua nas áreas de Psicologia, Supervisão ABA, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade Relacional, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here