O curso Supera – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento está com inscrições abertas em seu site (www.supera.senad.gov.br) para seleção de nova turma. Realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD), o curso é gratuito e promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça (MJ). São ofertadas 15 mil vagas para todo o Brasil.


Esta será a oitava edição do curso, feito em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e executado pelas equipes da Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Departamento de Informática em Saúde (DIS).  Foi elaborado por experientes profissionais que lidam nas áreas de política sobre drogas, prevenção do uso e tratamento da dependência de crack, álcool e outras drogas. Todo o material é fornecido gratuitamente aos alunos.


Podem participar profissionais das áreas de saúde e assistência social, bem como de outras áreas – conselheiros, educadores, juízes, promotores e profissionais que atuam na área psicossocial dos Juizados Especiais Criminais (JECs) e varas da Infância e da Juventude, comunidades terapêuticas etc.


Mesmo quem mora em regiões distantes e não tem computador poderá participar, recebendo o material impresso e enviando as tarefas pelos Correios. Os organizadores esclarecem que nesse caso, as dúvidas  poderão ser esclarecidas por telefone.  Uma equipe de tutores ficarão disponíveis num call center de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. Eles estarão disponíveis para orientações gerais sobre o curso, esclarecimentos de dúvidas relativas ao conteúdo e auxílio nas avaliações apresentadas no final de cada módulo.


Com relação às datas do curso, serão divulgadas logo que a seleção seja concluída e os inscritos receberão informações por e-mail ou pelos correios. O curso é parte integrante das atividades de prevenção da SENAD, que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.


Os alunos que o concluírem receberão um certificado de extensão universitária registrado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unifesp.


Com informações da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here