A partir desta quinta-feira, 4, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) realiza a 14ª Convenção Estadual, reafirmando o compromisso de reunir o setor para sua valorização, criando oportunidades de aprimoramento e buscando soluções conjuntas para o setor. O evento acontece às 19h30, no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro. O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, bem como, Daniel Pimentel Slaviero – presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – já confirmaram presença na abertura.


O evento é destinado aos radiodifusores, radialistas, jornalistas, publicitários, estudantes e professores de comunicação, bem como, técnicos, engenheiros eletrônicos e demais profissionais ligados à radiodifusão.  


Serão lançados na noite desta quinta-feira, o “Guia do Rádio e da Televisão” e o “Prêmio Aboio”. Na ocasião, acontecerá também, a celebração do aniversário de 20 anos da Carta de Princípios da Liberdade de Expressão e de Imprensa: a Declaração de Chapultepec, que estabelece condições fundamentais para o exercício da profissão do jornalista.


Adotada pela Conferência Hemisférica sobre Liberdade de Expressão e de Imprensa realizada em 1994, a Declaração não é um documento de governo, como são os acordos internacionais e, sim, uma carta de princípios assinada por chefes de estado, juristas e entidades ou cidadãos comuns. A carta foi referendada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso em 1996 e Luís Inácio Lula da Silva em 2006.


Ainda no primeiro dia do evento, o Ministério das Comunicações, a ANATEL e a ABERT vão discutir assuntos da pauta da radiodifusão, como a migração do AM para FM, autorização de retransmissoras de televisão, cadastramento no SEI e plataforma para aplicativos de RÁDIO WEB, além de oportunidades para os radiodifusores.

Modernização

Para financiar a modernização do Parque Tecnológico da Radiodifusão e da Migração do AM para o FM, a convenção recebe, às 8h30, o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, que assinará um convênio com a ACERT.


A palestra sobre “O Poder do Áudio na Comunicação Audiovisual    “ a ser proferida por Tula Minassian, abordaráquestões  como a criação de marcas, produção de trilhas sonoras e de comerciais. Tula é um profissional que tem em seu currículo, dois leões de ouro em Cannes e um prêmio Caboré. Também está na pauta, o planejamento estratégico da radiodifusão e um painel com os comunicadores Nonato Albuquerque, Tom Barros, Cid Carvalho e, mediação do jornalista Marcos Tardin.


Os trabalhos serão encerrados com uma reflexão sobre os desafios e limites da comunicação. A presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar, diz que será o momento certo para o debate, os esclarecimentos, a busca de soluções coletivas e diretrizes para o setor da radiodifusão cearense. Carmen Lúcia ainda afirma: tenho certeza de que será um encontro enriquecedor e que trará muitos benefícios para o setor da radiodifusão.

Serviço

14ª Convenção Estadual da ACERT

Data: 04 e 05 de Dezembro de 2014

Local: Hotel Vila Galé – Praia do Futuro

Inscrições: ACERT – Rua Dr.José Lourenço, 2185 / Salas 3-5, Bairro Dionísio Torres ou pelo site www.acert.org.br

Tel.: (85) 3246-1051


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here