O engenheiro agrônomo João Pratagil Pereira do Araújo, pesquisador da Embrapa, destacou que mais de 98 milhões de brasileiros sofrem com excesso de peso e apontou diversos perigos da obesidade. Além de estar engordando, afirma ele, a população brasileira está comendo uma quantidade muito menor de frutas e hortaliças do que o recomendado por órgãos internacionais de saúde.


A exposição do tema aconteceu no painel de abertura do Seminário Internacional de Frutas e Hortaliças – que integra a 21ª Semana Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal), em Fortaleza. A programação, que teve início na terça-feira (23) terminou nessa quinta-feira (25), com debates entre cadeia produtiva, governos e academia sobre o papel das frutas, verduras e legumes na melhoria da saúde humana.


Segundo o pesquisador, o custo anual de internações e procedimentos ambulatoriais relacionados ao excesso de peso e obesidade, no Brasil, entre 2008 e 2010, foi de R$ 2,1 bilhões; ao mesmo tempo, apenas 14% dos homens e 18% das mulheres em idade adulta consomem cinco ou mais porções de frutas, verduras e saladas por dia, apontou Pratagil. Ele alerta que o quadro mostra a necessidade de o Governo apoiar uma readequação dos hábitos alimentares. “Trata-se de uma questão de saúde pública. Além de serem fundamentais para o controle de peso, frutas, verduras e saladas diminuem em até 16% as chances de morte súbita”, reforça Araújo.

 


Com informações da assessoria de imprensa do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here