Aberto a pessoas a partir dos 50 anos, os Clubes da Melhor Idade, proporcionam atividades de lazer, cultura, turismo e cidadania, estimulando sempre a sociabilização e a autoestima. As entidades se congregam na Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), sociedade civil sem fins lucrativos e participam de Programa do Ministério do Turismo. A ABCMI-Ceará, criada há 26 anos, e presidida por Tania Gurgel do Amaral, é uma das mais atuantes, com clubes na capital e no  interior.

 

Mês passado, delegação da ABCMI-Ceará, participou do Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade e do Encontro Luso-Brasileiro, em Florianópolis (SC), quando foi realizado o Concurso da Rainha ABCMI nacional, título conquistado pela Sra. Aldeides Frota, para o mandato 2015/2017.  Foi a segunda vez consecutiva que a entidade cearense trouxe o título para o Estado. Em 2013, a eleita foi a Sra. Leuda Carneiro.

 

A entidade promove diversas ações para incentivar e valorizar os idosos. Ao longo desses anos, realizou vários eventos, com o apoio dos Clubes locais, do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e outros órgãos e entidades. O primeiro de grande porte a promover em Fortaleza foi VI Encontro Luso Brasileiro da Melhor Idade / Turismo Sênior e o VII Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade, em 2002, com a participação de 4500 pessoas do Brasil e uma delegação de Portugal.

                                                        

No histórico da entidade, destacam-se ainda eventos como o Encontro Regional Norte e Nordeste; a 1ª Gincana da Melhor Idade—Idade; Mostra de Talentos, Baile da Saudade (Carnaval), Festa do Bolero, Tarde Cultural, Desfile Cívico de 7 de Setembro, Festa Junina, celebração do Dia Internacional da Mulher, dia das Mães, dos Pais, Avós, confraternização natalina, passeios e viagens, dentre outros.


Os clubes filiados à ABCMI-Ceará são:


  • Idade Dourada:  Rua Floriano Peixoto, 735  Centro – fone: 3252.2338            

  • Talismã – Rua Solon Pinheiro, 1471 –  José Bonifácio

  • Arte de Viver –   Rua Pero Coelho, 935 – Aldeota

  • Valor da Vida  – Rua Major Agostinho, 400 –  Maranguape (CE)

  • Saber Viver –  Rua Eubia Barroso, 3253 –  Itapipoca (CE)


 

Mais informações: Tania Gurgel do Amaral, Presidente da ABCMI-Ceará – (fone: 85 9738 4326) / E-mail: abcmiceara@yahoo.com.br / Facebook —ABCMICE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here