Fortaleza está no roteiro do V Circuito BNDES Musica Brasilis, que percorre o país com espetáculos multimídia em homenagem aos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez. Tudo grátis. A edição local será na próxima quarta-feira (17) às 19h30, no Theatro José de Alencar. No programa, apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), regida por Alfredo Barros, tendo como solista José Staneck (harmônica).

 

Além disso, no cenário do premiado Hélio Eichbauer o público assistirá à projeções baseadas em filmes do pioneiro Humberto Mauro, autor de diversos documentários sobre compositores brasileiros, com animações de Dani Ferrari. As peças musicais são contextualizadas pelo monólogo idealizado por Rosana Lanzelotte e Beth Ritto, em que Alberto Nepomuceno, em gravação realizada pelo ator Mateus Solano, (foto) fala sobre a música e a época.

 

Será uma rara oportunidade para o público cearense apreciar obras de dois grandes nomes da música brasileira, que, esclarecem os organizadores, foram injustamente esquecidos após a Semana de Arte Moderna. O cearense Alberto Nepomuceno é considerado o “pai do nacionalismo”, e no Circuito é lembrado pelos 150 anos de nascimento. Glauco Velasquez, falecido há 100 anos, é tido como um dos mais talentosos compositores brasileiros, cujo gênio foi comparado ao de Villa-Lobos. O Circuito foi idealizado e é dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte.


O projeto inclui ainda um trabalho de recuperação das partituras das músicas que compõem o repertório do espetáculo. Foi realizado pelo Instituto Musica Brasilis, que disponibilizará o material digitalizado para download em seu portal até o final do ano.  Estes espetáculos marcam a estreia da venda de partituras através da Apple.

Com informações da assessoria de imprensa do evento. No Ceará, contatos com a Dégagé – (fone: 85 3252 5401) / Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here