Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2014 (Pnad), hoje o número de indivíduos no Brasil com mais de 60 anos de idade já é superior a 28 milhões de pessoas, representando cerca de 13,7% da população do País. Tomando por base a importância de se fazer valer os direitos do idoso e em referância ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, haverá o lançamento da “Campanha Idosos Primeiro”.


A iniciativa é resultado da parceria entre a Defensoria Pública do Estado, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus). O objetivo da campanha é trabalhar a conscientização do motorista, operador e usuário do sistema municipal e intermunicipal de transporte coletivo de passageiros do Ceará sobre o Estatuto do Idoso e estender os benefícios da iniciativa para a educação em direitos de toda a população.


Lançamento

A Campanha Idosos Primeiro será lançada no próximo dia 15 de junho, a partir das 8 horas, na Praça do Ferreira. Na ocasião, haverá orientação jurídica e serviços de saúde para os idosos. O Sindiônibus fará, ainda, a emissão do cartão do idoso gratuitamente.  Nesta manhã, haverá também a assinatura do termo de parceria entre a defensora geral do Estado, Mariana Lobo, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, e o presidente do Sinterônibus, Mário Albuquerque, às 9 horas.


Os defensores públicos do Núcleo do Idoso também farão capacitação voltada para motoristas e cobradores em todas as garagens das empresas, visando educar e conscientizar sobre o direito do passageiro idoso. Além disso, a Defensoria Pública atua nas causas da pessoa acima de 60 anos em um núcleo específico, que se localiza na Rua Nelson Studart, s/n, bairro Luciano Cavalcante. Mais informações, ligue 129.


Saiba mais

15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Lançamento da Campanha Idosos Primeiro

Orientação Jurídica com os Defensores Públicos

Emissão do Cartão do Idoso pelo Sindiônibus

Serviços de Saúde

Local: Praça do Ferreira

Horário: 8h – 12h


16 de junho – Capacitação para os Instrutores e Operadores do Sistema de Transporte Urbano e Intermunicipal

Palestra sobre o Direito dos Idosos – com Defensores Públicos

Local: Sindiônibus – Avenida Borges de Melo, nº60 – Aerolândia

Horário: 15h


24 de junho – Campanha no Terminal Rodoviário de conscientização de direitos da pessoa idosa

Orientação Jurídica com os Defensores Públicos

Emissão do Cartão do Idoso pelo Sindiônibus

Serviços de Saúde

Local: Terminal Rodoviário Eng. João Thomé

Horário: 14h


Foto reprodução / internet


Com informações da Defensoria Pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here