Campanha da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED) alerta para os cuidados com as dores crônicas como a fibromialgia, que tem os efeitos acentuados no inverno. Com o objetivo também de orientar sobre o tratamento para quem sofre com dores, acontece neste domingo, 31, a “Caminhada Pare a Dor”. O encontro será na Praça Martins Dourado, Cocó, a partir das 7h30min.


O movimento, que desde 2009 reúne especialistas no combate a dor, continua com os encontros mensais em Fortaleza. Com o lema “A dor para a vida das pessoas – Pare a Dor”, as caminhadas, que acontecem em várias cidades do Brasil, reúnem profissionais da saúde e população com um objetivo em comum: combater a dor. O evento é gratuito.

Fibromialgia

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor, a fibromialgia é uma dor muscular crônica que pode atingir diversas partes do corpo. Trata-se de uma patologia que aumenta a sensibilidade dos nervos, levando ao cérebro mais informação de dor do que o normal.


Para detectar os sintomas da doença é necessário o diálogo contínuo entre paciente e o seu médico, já que a Fibromialgia pode ser confundida com outras patologias. O principal sintoma é a dor e ela pode ser leve ou intensa em pontos de sensibilidade como a nuca, o tórax, os cotovelos, os joelhos, a região lombar, os quadris e as canelas. Em geral, as dores aparecem ao acordar, aliviam durante o dia e voltam a atacar a noite. Pessoas que estejam passando por constantes períodos de estresse, ansiedade e sofrem de depressão, devem ficar em alerta se observarem a combinação desses sintomas. Os especialistas ressaltam ainda, a dor de cabeça, a fadiga e os distúrbios do sono como fatores determinantes para o diagnóstico.

Saiba mais

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica no país, aquele mal que persiste ou recorre por mais de três meses. De acordo com a SBED, 40% da população tem algum tipo de dor crônica. Os especialistas afirmam que sentir dor não é normal, mas tem tratamento. Existem muitas maneiras de atenuar seus efeitos e uma delas é a prática de algum tipo de exercício físico, como a caminhada. Para a cinesiologista Mariana Schamas, “além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida”.


Para mais informações sobre o calendário, acompanhe no site www.pareador.com.br/.

Serviço

Caminhada Pare a Dor        

Local: Praça Martins Dourado, Cocó – Fortaleza (CE)

Data: 31 de agosto

Horário: 7h30min


Com informações da assessoria de evento da Campanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here