O Brasil possui 24 milhões de idosos e a tendência é esse número aumentar, diante da  expectativa de vida dos brasileiros sempre crescente. Com tantas pessoas chegando à terceira idade, entre os diversos problemas está o das violações contra os direitos dos idosos. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Presidência da República, de 2011 ao 1º semestre de 2014, foram feitas mais de 77 mil denúncias. Para ajudar a mudar este quadro, o Shopping Benfica, em  parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza promovem um evento nesta sexta-feira (29), das 14h às 17h. Será uma ação preventiva e informativa para preservar o direito e zelar pela integridade física e intelectual dos idosos.

 

Embora o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso seja celebrado em 15 de junho, este ano, por causa da Copa do Mundo, as atividades para lembrar a data estão sendo realizadas em agosto. Num estande montado no primeiro piso do shopping (Av. Carapinima, 2200 – Benfica), conselheiros e funcionários do Conselho irão distribuir panfletos informativos, bottons e fitinhas na cor roxa, definida mundialmente para representar o repúdio à violência contra o idoso. Eles também estarão à disposição para prestar esclarecimentos sobre os direitos dos idosos.


A assessoria do shopping informa que “o foco da campanha é alertar a população de que os idosos não são vítimas apenas de maus tratos físicos. Outros tipos de violência também são praticados. Dentre os delitos, destaque para aqueles cometidos dentro de casa, por familiares, como abandono, abusos econômicos. Um dos abusos mais comuns são os contratos de crédito consignado. No ano passado, a Secretaria contabilizou 16.785 denúncias de abuso financeiro. As principais vítimas são as mulheres idosas, que correspondem a 69% dos casos, contra 31% dos homens.”

Denúncia


Quem tomar conhecimento de algum tipo de violência contra a pessoa idosa pode denunciar de várias formas. A mais fácil é ligando para o Disque 100, da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Presidência da República, esse válido em território nacional.  O atendimento é feito às  24h. Em Fortaleza, as denúncias podem ser feitas presencialmente, no Conselho que fica no Parque das Crianças (bairro Centro) ou pelo e-mail cmdpi.for@gmail.com.

Projeto para Melhor Idade


O Shopping Benfica realiza há 10 anos pelo o Projeto para Melhor Idade. No Clube DeMaior, os idosos podem assistir a encontros mensais e receber vantagens exclusivas. Para ser sócio, basta fazer o cartão de sócio, na administração do shopping. Basta apresentar foto 3×4, documento de identificação original com foto, informar telefone pessoal e de conhecido, informações de saúde e pagar a taxa única de R$4,90 para confecção do cartão. Aos interessados em conhecer o trabalho, nesta quinta-feira (28), acontece a reunião mensal. No programa, técnicas para manter a memória saudável.


Mais informações: Shopping Benfica – (fone: 85 3243 1000)


Com informações do Departamento de Marketing do Shopping Benfica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here