Sessão especial para marcar os 35 anos da Anistia Política será realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 14h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica). No evento, a Comissão Universitária da Verdade apresentará relatório parcial de suas atividades e ocorrerá, também, o julgamento de processos de indenização a ex-perseguidos políticos vinculados à UFC, à Universidade Estadual do Ceará (Uece) e à Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou. Estão previstas na abertura do evento as participações dos reitores Jesualdo Farias (UFC) e Jackson Sampaio (UECE); da Secretária da Justiça do Ceará, Mariana Lobo, e de outras autoridades.


A Comissão das Universidades do Estado do Ceará foi criada em julho do ano passado e é integrada por 14 pessoas, incluindo professores, alunos e funcionários da UFC e da UECE.  Tem a finalidade de contribuir com a Comissão Nacional da Verdade, que apura as violações de direitos humanos ocorridas no Brasil entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. A Comissão das Universidades vem coletando documentos e depoimentos das vítimas do arbítrio e deve encaminhar seu relatório à Comissão Nacional até outubro deste ano.

 

A solenidade é uma parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), por meio da Comissão de Anistia Wanda Sidou; e da UFC e da UECE, por meio da Comissão Universitária da Verdade, juntamente com a Associação 64/68 Anistia. O evento conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Instituto Frei Tito, Comitê Verdade, Memória e Justiça, Os Aparecidos Políticos, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Sejus), Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (Sejus), DCE-UFC, Adufc-Sindicato, Sintufce, DCE-UECE, SindUECE, Rádio Universitária, dentre outras.


Mais informações: Mário Albuquerque, da Associação 64/68 Anistia – (fone: 85 9924 6468)

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here