A 11ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará começa neste sábado (6) e segue até o próximo dia 14, no Centro de Eventos do Ceará, das  9h às 22h. Este ano, o tema é “Fortaleza de Moreira Campos”, em homenagem ao contista cearense José Maria Moreira Campos (1914-1994), no ano de seu centenário de nascimento. Outro grande homenageado da Bienal do Livro  é o escritor amazonense Milton Hatoum, um dos mais premiados e traduzidos escritores brasileiros. O acesso para o evento e todas as atividades culturais realizadas durante os nove dias de Bienal será gratuito.


Farão show de abertura, a partir das 19h30 deste sábado os músicos e pesquisadores José Miguel Wisnik e Luiz Tatit. Para o encerramento, foi anunciada a vinda de Gilberto Gil. Com uma programação elaborada com quatro eixos principais – Infantil, Juventude, Homenagens a Moreira Campos e Feira de Livros – a Bienal Internacional do Livro 2014, reunirá escritores, livreiros, editores, professores, alunos e milhares de leitores interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura.


Conforme números divulgados pela assessoria do evento, a Bienal ocupará, somente na área destinada à exposição e comercialização de livros, um total de 10 mil m2. Nesse espaço totalmente climatizado, serão expostos cerca de 80 mil títulos e 150 toneladas de livros em estandes com a presença de 30 editoras, 15 livrarias e cerca de 450 grandes, médias e pequenas editoras que serão representadas e terão suas publicações colocadas à venda na Bienal do Livro, com preços acessíveis.

 

Entre os representantes da literatura brasileira estão confirmadas as presenças de  Luiz Ruffato, Lira Neto, Xico Sá, Luis Serguiha, Mário Magalhães, Raquel Cozer, Ana Miranda, Tércia Montenegro, Socorro Acioli, dentre outras. Também estarão presentes representações internacionais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Peru, bem como uma forte participação de escritores da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A organização já confirmou nomes como Manoel Casqueiro, Conceição Evaristo, Eduardo Quive, Umbulani, Donato N. Dongo, Abidulai Sila, Margarida Fontes, Abraão Vicente, Jorge Marmelo, Nuno Camarneiro, Conceição Lima, Gorete Pina e Luis Cardoso Estacas. Espaços serão especialmente destinados a crianças e jovens.

 

Saiba mais, acessando a programação completa da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

 


Com informações da assessoria de imprensa do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here