De maneira lúdica, os equipamentos promovem a leitura com atividades para a crianças e adolescentes

“É um espaço muito importante para o desenvolvimento da criança, porque, além de brincar, meu filho interage com as outras crianças e ainda aprende”. É o que conta Heilane Dias Pereira, 33, mãe do pequeno Abner Dias, 5. Ela sempre leva o filho à Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, para que ele participe dos projetos desenvolvidos.

Assim como as Bibliotecas Municipais Cristina Poeta e Dolor Barreira, o espaço faz parte do rol de equipamentos culturais geridos pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), movimentando o entorno das comunidades onde estão localizadas. Os equipamentos são públicos e de acesso gratuito, promovendo atividades, visitação e empréstimo de livros, servindo como local de pesquisa e estabelecendo elo entre jovens, famílias e escolas.

Localizada no bairro Conjunto Ceará, a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, promove, há cinco anos, vivências e aprendizagens para os jovens do bairro e adjacências. Atualmente, o acervo conta com aproximadamente cinco mil exemplares de livros, disponíveis para consulta do público. Semanalmente, ocorrem atividades, como  rodas de leitura, contação de histórias, oficinas criativas e visitas guiadas, além da visita diária que pode ser realizada.

“De acordo com a nossa programação, nós selecionamos a faixa etária e realizamos o convite às escolas do bairro e adjacências”, explica Lysannia Lima, coordenadora do equipamento. “Nosso objetivo é de incentivo à leitura infantil de maneira bem lúdica, por meio, por exemplo, de contação de histórias, rodas de leitura, brincadeiras, parquinho e brinquedoteca. Há grupos escolares que se organizam para fazer trabalhos aqui, então, é um equipamento bem rico com impacto relevante na comunidade”, afirma Lysannia.

Heilane Dias Pereira relata que não conhecia a Biblioteca Herbênia Gurgel, mas que, a partir de atividade da qual a escola de seu filho participou, tomou conhecimento e hoje ela mesma leva o pequeno Abner ao local para brincar e acompanhar as programações. “Moro perto, então, sempre trago ele aqui  para brincar à tarde no parquinho”.

A Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, localizada no bairro Benfica, recebe visitação de todos os públicos e tem um acervo com mais de 20 mil volumes. O espaço realiza há cinco anos o projeto “Biblioteca Além do Espaço Físico”, em parceria com o ator Cícero Teixeira Lopes, em que são interpretados textos poéticos, dramatúrgicos e literários, como explica Eduardo Pereira, coordenador do equipamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here