Um novo momento para o sacerdócio em Fortaleza. Neste ano, 24 novos candidatos  ingressaram no Seminário Propedêutico, 100% a  mais em relação ao ano de 2013 e 79% superior ao ano passado. O número de candidatos de 2015 é o maior desde o ano 2000. A Arquidiocese de Fortaleza está entre as que mais acolheram novos candidatos para ser padre no Brasil. Além do aumento da demanda, surge um novo perfil de seminarista, o de jovens que cursaram ou ainda cursam o ensino superior.


Dos 24, 11 estavam na condição de graduandos ou graduados em matemática, ciências contábeis,  jornalismo e pedagogia entre outros. Jairo dos  Santos é um deles, concluiu Psicologia ano passado e resolveu trilhar o caminho formativo para o sacerdócio. “Tudo é graça de Deus, inclusive a profissão que recebemos, desta maneira, com alegria a coloco à disposição do povo de Deus e da Igreja”, declarou.


Fernando Pontes é graduado em Filosofia e Especialista  em  Filosofia  da Religião. Em seu discernimento vocacional o amor pelo altar falou mais forte. “Gostava do magistério, foi um desafio abrir mão; mas, sentia um vazio e percebi que ele só poderia ser preenchido com uma doação total de minha vida”, destacou.


Padre Rafhael Maciel, Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider  , avalia de forma positiva esse novo perfil que surge. “Isso sinaliza que o chamado de Deus pode ser respondido em tempos diversos e de modo mais claro”. Mas não abre mão de despertar a vocação do jovem que  ainda  não entrou na faculdade , pois considera o chamado Divino e Deus o faz a quem quiser. “Cada um tem o sem tempo”, justificou.


Outro ponto que sinaliza o comprometimento dos seminaristas é o baixo índice de desistência. Dos 19 que ingressaram em 2014, 90 % da turma  concluiu o ano formativo e passou  para  a etapa seguinte.


O padre Reitor está há quatro anos à frente das turmas do Propedêutico e há seis anos  na condução da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, organismo responsável pelo despertar e encaminhamento dos vocacionados que  aspiram ao sacerdócio. Para 2015 já são muitos os jovens que buscam  informações sobre o processo de discernimento.  

Sobre o Propedêutico

Propedêutico é o período introdutório na formação rumo ao sacerdócio, é o ano que antecede aos cursos de filosofia e teologia. Os seminaristas que estão nesta fase residem no Seminário localizado no Bairro Henrique Jorge e estudam na Faculdade Católica do Ceará. O Seminário é mantido pela Arquidiocese de Fortaleza e doação dos fieis.

Saiba mais

A Missa de acolhimento da nova turma acontecerá nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, presidida pelo arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, às 19h, no Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider no Bairro Henrique Jorge.


Os jovens que aspiram ao sacerdócio podem obter mais informações no primeiro encontro vocacional que acontecerá nos dias 14 e 15 de março no Seminário Propedêutico ou pelo telefone: 3290.1045. O candidato deve procurar o Padre da sua Paróquia e depois entrar em contato com o Seminário.


Informações do seminarista Vanderlúcio Souza

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here