Um dos assuntos mais debatidos na atualidade trata-se da importância do meio ambiente e os seus recursos naturais. No Brasil atualmente fala-se da má distribuição às sacolas plásticas pelo varejo e pela falta de políticas públicas. E o meio ambiente nos dar esse alerta, através de diversas catástrofes e esgotamento de recursos naturais, assim devemos avaliar se as sacolas plásticas, e os demais lixos em sua questão estrutural.


Nesta discursão surge a importância da temática sustentabilidade ambiental, ou seja, a sociedade procurar reutilizar os matérias que iriam para o lixo, é uma solução, mas para isso são encontrados inúmeros desafios como, por exemplo, o pensamento econômico tradicional, questão cultural, dificuldade de articulação institucional. E quando se trata da política Nacional de Resíduos Sólidos, deve-se considerar atraso no Brasil em relação aos outros países mais desenvolvidos. Um fator importante que podemos citar a questão da coleta seletiva, logística de reserva, a própria diversidade dos resíduos. Logo abaixo veremos uma pequena amostra de alguns profissionais que trabalham com o lixo.



Uma iniciativa interessante é a da Anne Fontaine, radicada na França há 22 anos, a estilista comanda um império de 80 lojas, distribuídas em 10 países. Apesar da fama internacional, de desenhar para mulheres poderosas, como, Oprah Winfrey, Carla Bruni e Michele Obama.


A estilista nunca esqueceu suas origens, viveu um tempo com os índios da Tribo Canela, na Amazônia Maranhense. O tempo foi passando e o desejo da proteção ambiental só aumentou.


Em 2011, criou a Anne Fontaine Foundation, que tem como principal objetivo contribuir para o reflorestamento da Mata Atlântica no Sul da Bahia. Assim desenvolveu a Ecobag de material reciclável, cuja toda venda é revestida para a causa. (annefontainefundation.org).


Temos a convicção de que a educação de todos é o melhor caminho para resolvemos essa questão, já que eliminar por completo as sacolas dos supermercados ensaia-se um cenário longe do ideal, já que se trata de fatores econômicos. Devemos ressaltar que as sacolas plásticas não vão sozinhas até os rios e bueiros, a falta de conscientização e educação são externas, o poder público parece não garantir uma destinação eficiente para o lixo…


Precisamos educar nossa sociedade, e também fomentar cooperativas de catadores, e de pessoas que façam o uso sustentável e correto do lixo, e realizar a coleta seletiva do nosso lixo é imprescindível para que aos poucos consigamos resolver essa questão.


Um dos fatores que podem minimizar a questão deste impacto social, são as embalagens retornáveis, são de fato uma boa alternativa. Soluções devem parti da eficácia e viabilidade econômica e educacional, utilizar os bens naturais com responsabilidade é fundamental para uma vida saudável para as próximas gerações.


Janaina Viana é jornalista – janainaviannas@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here