Agora adotada como método de prevenção contra a Aids, a testagem rápida para o vírus HIV será feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) no próximo sábado, 7 de fevereiro, das 8 às 13 horas, na Praça do Ferreira. O teste rápido de HIV é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo.


Os exames, colocados em um dispositivo de testagem, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis já são feitos na hora. O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.


O incentivo à testagem e tratamento (prevenção combinada) é a nova abordagem da política pública de controle da Aids e estará em destaque durante o ano de 2015, ressaltando o incentivo a testar e tratar, com enfoque na adesão ao tratamento precoce. O objetivo é o aumento do foco estratégico em ambientes e populações prioritárias para acelerar a expansão do tratamento. A meta é testar 90% da população brasileira e, das pessoas que apresentarem resultado positivo, tratar 90%. Como resultado, conseguir que 90% das pessoas tratadas apresentem carga viral indetectável.

Saiba mais

Adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, população-alvo da atual campanha de prevenção do Ministério da Saúde, mulheres casadas que nunca realizaram teste para aids, trabalhadoras do sexo e a população que tem dificuldade de ir a um posto de saúde podem se programar para realizar o teste para HIV antes do carnaval. Durante a ação de prevenção e controle da aids também haverá vacinação contra hepatite B e entrega de preservativos.


Na nova campanha para o controle da Aids, lançada em 1º de dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde apresenta pela primeira vez a estratégia de prevenir, testar e tratar, com foco no público jovem. A mensagem geral da campanha busca incentivar o jovem a se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento. A campanha reforça o slogan com a gíria “#partiuteste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária.


Com informações da Secretaria de Saúde do Estado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here