O Sindjorce, com o apoio da Fenaj, realiza, até 12 de setembro, as inscrições para o Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos. A formação é totalmente gratuita e tem o propósito de capacitar profissionais e estudante de Comunicação para que, através de seu trabalho cotidiano, possam colaborar com a promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos.
Serão ofertadas 40 vagas para profissionais de Comunicação (jornalistas, radialistas, publicitários/as e comunicadores/as populares) e estudantes da área. Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a pessoas negras, mulheres e LGBTQIA+. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de setembro.
A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 22 de setembro, às 18h. As demais aulas ocorrerão no auditório do Sindjorce, totalizando, assim, 11 encontros presenciais e tutoria online, totalizando 90 horas/aula. A programação presencial acontecerá uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. No último encontro, os participantes que alcançarem 70% de presença serão certificados.
Quem foi Messias Pontes?
O Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos leva o nome do jornalista cearense militante histórico de defesa dos direitos, da cidadania e da democracia, falecido em 9 de novembro de 2013. Messias Pontes lutou durante toda a vida contra as violações de direitos humanos na Comunicação, depois de ter sido preso em 1972, sendo demitido, sequestrado, agredido e censurado durante a Ditadura Militar (1964-1985).
Defensor ardoroso da democratização dos meios de comunicação, Messias Pontes foi diretor do Sindjorce. Fortemente ligado à radiodifusão, nos últimos anos de vida comandou o programa Espaço Aberto, na Rádio Cidade AM.
Link de inscrições e programação do curso: https://forms.gle/RzvyF9ZFiYGQ18b76