A Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante – receberá uma programação de show, exposição, feira de brechós, atividades infantis e gastronomia neste fim de semana.

No sábado (17), o equipamento recebe o show “Tempo Bravo”, do Vacilant, em uma parceria com o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). A apresentação destrincha o álbum visual homônimo que foi criado e produzido durante a estadia da banda no laboratório de criação de música da Escola Porto Iracema das Artes.

O grupo vai realizar um espetáculo no qual sons, imagens, tecidos e estruturas se complementam. Os músicos (Clau, Felipe, Tuan e Yuri) tocam diante de tecidos, em que projeções visuais (executadas por Taís) constroem, junto ao som, sensações e narrativa a fim de transportar e materializar o ambiente lúdico criado no álbum visual em uma experiência de imersão ao vivo.

Antes, Nego Célio aquece o público com sua discotecagem. Rapper, beatmaker e produtor musical, ele é pesquisador e colecionador de vinil, com sets variados que vão da Black Music ao Forró. A Exposição “Legado dos Mestres” segue na Gare e na Plataforma, com fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Estado. As delícias da Feira AlimentaCE de Rua também estarão à disposição do público.

Feira de brechós é destaque no domingo

Moda circular, upcycling e consumo consciente serão a pauta principal do domingo (18). A partir das 9h, uma feira de brechós locais tomará conta da Gare. Os brechós têm se mostrado mais do que uma alternativa de consumo, mas a primeira opção para quem opta por peças exclusivas, de segunda mão e com consciência socioambiental. Encontrar soluções para fazer da indústria da moda um setor menos poluente e com relações de trabalho mais justas é questão de primeira importância para empresas e público em geral.

Na feira deste domingo, haverá expositores que optam por não apenas vender peças de segunda mão, mas acrescentar valor a cada uma a partir do processo de upcycling – prática que consiste no reaproveitamento de materiais, como tecidos e aviamentos para a criação de novos produtos. Por isso, boa parte das peças desses brechós passa por renovações de estilo, bordados, aplicações, lavagens e demais possibilidades de acrescentar um novo valor a uma peça de roupa que seria descartada. Entre os expositores confirmados, estão Brechó Pretta, Brechó Saturada, Brechada, Brechó Gato, Segunda Mão, Pretta Chic, Retroagir e Sankofa.

O público infantil contará com a tradicional atividade de pintura livre e, no clima da moda, o evento relembrará uma brincadeira que marcou a infância de gerações. Nela, as crianças recortarão roupas e acessórios de papel para criar diferentes combinações em bonecas e bonecos.

A Exposição “Legado dos Mestres” e a Feira Gastronômica do mercado AlimentaCE seguirão à disposição do público. Já o som fica por conta da DJ Maria Tavares, dona de uma pesquisa vasta sobre a música brasileira, desde a Bossa Nova até os dias de hoje, passeando pelos Grooves e Sambalanços dos anos 1960 e 1970, os Beats inconfundíveis dos anos 1980 e 1990 até novidades e releituras de clássicos da Música Brazuca.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Sábado
Dia 17/09, das 16h às 20h

Domingo
Dia 18/09, das 9h às 12h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.
Entrada gratuita | Aberto ao público.
Recomenda-se o uso de máscara.
Mais informações: @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado 17/09
16h às 20h

– DJ Nego Célio
– MIS na Estação: Show Tempos Bravos – Vacilant (Classificação: 16 anos)
– Exposição “Legado dos Mestres”
– Feira AlimentaCE de Rua

Domingo 18/09
9h às 12h

– DJ Maria Tavares
– Feira de Brechós e Upcycling
– Ação infantil de corte e cola com roupinhas de papel
– Pintura infantil
– Exposição “Legado dos Mestres”
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here