Palestras gratuitas auxiliam pessoas a lidarem melhor com as adversidades

Se a tecnologia e as redes sociais podem oferecer entretenimento vão, podem também ser o impulso de reflexões por respostas sobre o sentido de nossas vidas. Assim, milhares de pessoas relatam que estão despertando para suas respostas graças às reflexões que fazem ouvindo palestras sobre filosofia pelo YouTube.

A Organização Internacional Nova Acrópole, por exemplo, disponibiliza palestras gratuitas sobre temas filosóficos há 14 anos, com milhões de visualizações. As histórias de todos os rincões do Brasil, profissões e idades diferentes chegam à instituição com expressões de esperança, transformação e gratidão. Raimundo Nonato Vieira é um dos casos. Ele mora no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, e escreveu agradecendo o acesso às palestras, graças à tecnologia.

“Para mim, tem sido de grande valia ter acesso a essa fonte de conhecimento de mim mesmo e do mundo; sinceramente, é difícil terminar de assistir a um vídeo e me sentir a mesma pessoa do começo”, comentou Rodrigo Machado.

“Sou um simples caminhoneiro de 55 anos que está agradecido por estar aprendendo e encontrando tanta beleza ao saber que a vida, que já era boa, pode-se tornar ainda melhor”, escreveu Giovani Darolt.

“A cada palestra, eu recebo ferramentas para refletir e me transformar num novo Ser Humano. Este ano, graças ao trabalho, à dedicação e à entrega de todos vocês, estou galgando patamares interiores de transformação tão profundos, jamais imaginados por mim”, contou Isabel Silveira.

“Sou psicóloga e sempre sugiro suas palestras para aqueles que me procuram. E posso dizer que elas já salvaram a vida de muitos deles. Gratidão!”, disse Marta Angélica em uma das palestras da Profa. Lúcia Helena.

“Tenho melhorado minha autoestima com as palestras. Eu, como uma faxineira de condomínio, já assisti a playlist do livro O Profeta. Que incrível! Minha prima é diretora de escola de alunos carentes e vai incluir as​ palestras na escola, com os alunos”, escreveu Márcia Teixeira.

“O curso “Como superar os limites internos” foi um divisor de águas na minha vida, tenho certeza que para muitos também. O trabalho de vocês aqui é de utilidade pública. Parabéns e muito obrigada, Nova Acrópole e Profa. Lúcia Helena, por essas preciosidades!”, agradeceu Camilla Bonetti.

 Educação

O acervo de palestras disponíveis no canal da Nova Acrópole pelo YouTube é também citado como referência por educadores. A Profa. Ana Lúcia Mattos conta que, inspirada na palestra sobre o enigma do portal de Delfos, pediu que os seus alunos do 6º ano observassem seus comportamentos durante 5 dias, identificando como estavam agindo, se como Minotauro ou Centauro, e eles ficaram muito animados com a atividade.

“Sou professor e tenho preparado materiais que são trabalhados com meus alunos e que têm contribuído para a prevenção e combate à depressão e ao suicídio, além de promover a felicidade. Muito do que foi trabalhado foi desenvolvido a partir das palestras maravilhosas que assisti por esse canal”, comenta o Prof. Rafael Aranha.

“Meu professor de religião nos indicou alguns vídeos sobre o Hinduísmo; achei este por acaso e adorei todos os contos. Os contos universais são muito bons e adorei todos os vídeos”, escreveu uma jovem de apenas 12 anos.

“Estou muito feliz, depois de ter escutado, levei para o meu neto de 8 anos e ele adorou! Assistiu inteirinho! Pena que eu não tive essa oportunidade. Estou tendo agora aos 68 anos”, narrou Rosinete Medeiros em comentário sobre o Caibalion infanto-juvenil.

Perseverança

A Profa. Lúcia Helena Galvão Maya é ministrante da maior parte das palestras no canal e recebe todos com gratidão e também agradece aos internautas pelo retorno de mais de 1 milhão de inscritos no canal.

O projeto da Nova Acrópole no YouTube começou com ela e a voluntária Luana Le Roy que, na época, com apenas uma câmara ao ombro, gravava as palestras ao vivo. “Há 65 anos, Nova Acrópole persevera no propósito de contribuir com um mundo novo e melhor, e a presença na internet há 14 anos é também fruto de um esforço por parte de voluntários para aproveitar todo o conhecimento daqueles que souberam viver humanamente bem, acrescentar a nossa dose de contribuição e presentear às pessoas de forma simples, vivencial e prática, de tal maneira que amanhã possa haver um pouco mais de luz na vida delas”, disse a Profa. Lúcia Helena.

Nova Acrópole é uma organização de filosofia, cultura e voluntariado que tem como princípios a fraternidade, o conhecimento e o desenvolvimento humano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here