O site Globo News, de Portugal, mostrou a iniciativa inovadora de um motorista de ônibus brasileiro que luta para abrir uma academia para carentes e tirar pessoas mais pobres da dependência do álcool e do cigarro malhando, exatamente como aconteceu com ele.

“Sabe quando você vence e quer ajudar outras pessoas a vencerem também? Este é o sonho de um motorista de ônibus que largou o vício”, contou o site.

Ajudar as pessoas a se livrarem do alcoolismo e tabagismo é o sonho do Marcos Paulo Oliveira. Para isso, o motorista de ônibus pretende montar uma academia social para pessoas que não têm condições financeiras de frequentar espaços privados. Isso porque foi por meio da musculação que ele conseguiu se livrar dos dois vícios.

“Como motorista de ônibus, vejo em muitos bairros que, por não poder praticar um esporte, muitas pessoas vão para o mundo das drogas, da bebida, do cigarro. E, quando a pessoa tem um vício, ela precisa preencher esse vazio, como eu, que preenchi quando comecei a treinar”, conta o motorista.

A ideia do Marcos Paulo é mobilizar os empresários de academias privadas a doarem aparelhos usados que serão substituídos por novos para o projeto, além de contribuírem para a construção de um galpão. O projeto também pretende envolver outras pessoas, como instrutores voluntários. O motorista destaca a importância de um profissional para um treinamento correto.

Aos 43 anos, Marcos também sonha em fazer faculdade de Educação Física, mas por enquanto não tem condições financeiras para pagar as mensalidades. Ele é o único que tem emprego em casa e com a inflação em alta no Brasil, a família de Marcos leva uma vida apertada com salário ele que recebe como motorista de ônibus.

A academia popular

A ideia do motorista – conhecido em Fortaleza pela gentileza e por ajudar passageiros carentes – é dar às pessoas mais pobres o mesmo direito que as outras têm de frequentar uma academia decente.

Luvinha quer montar uma academia popular, simples e com mensalidade simbólica para quem todos possam frequentar sem doer no bolso.

Ele também quer dar oportunidade de trabalho para professores formados e alunos de faculdade de Educação Física, para que possam estagiar na academia popular e acompanhar os alunos.

“Eu passo por vários bairros pobres, carentes, de Fortaleza e vejo tantos jovens e pais de família fumando e bebendo. Imagina se eles tivessem a mesma oportunidade que eu tive de malhar e melhorar minha qualidade de vida? É isso que eu quero oferecer”, contou Marcos Luvinha em entrevista.

Comprar aparelhos usados

Com o dinheiro da vaquinha, Marcos pretende comprar um galpão na periferia de Fortaleza e montar a academia com aparelhos usados.

“As grandes academias sempre trocam por aparelhos mais modernos, mesmo que os aparelhos estejam em bom estado”.

Além dos 16 aparelhos de malhação, ele precisa montar a recepção com balcão, computador e catraca de presença, mais aparelho de som e instalações de filtro de água e internet.

Incentivo para malhar

Enquanto não realiza o sonho de abrir a academia popular, Luvinha vai ajudando as pessoas como pode, pelas redes sociais.

Ele criou o grupo do Luvinha no Facebook e no Instagram.

As pessoas que entram no grupo são encaminhadas e recebem cortesias para malhar de graça e experimentar os benefícios dos exercícios no corpo.

“Malhar faz o cérebro liberar endorfina no corpo, um hormônio que dá sensação de recompensa e bem-estar. Foi isso que me ajudou a parar com aqueles vícios que prejudicaram tanto a minha saúde”, disse o motorista de ônibus.

Marcos calcula já ajudado mais de 1.300 pessoas, pelos números passados pelas academias parceiras.

Vida humilde

Marcos nasceu em Santos, litoral de São Paulo e se mudou para Fortaleza quando a mãe se separou do pai.

De família bastante humilde, com 12 anos ele foi trabalhar nas ruas de Fortaleza vendendo jornal. Foi quando, influenciado por amigos, começou a fumar. O álcool veio em seguida.

Ele conta que fumava duas carteiras por dia e tomava rum e cachaça diariamente. E após fumar dos 15 até os 33 anos, Marcos teve uma hemorragia no estômago, provocada por uma úlcera.

“O médico mandou parar de fumar e de beber”, lembra.

E foi naquele dia que começou a transformação na vida do Marcos, a mesma que agora ele quer ver na vida de outras pessoas que passam pelo que ele passou.

Acesse a vaquinha: https://sovaquinhaboa.com.br/academia-luvinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here