Que tal aproveitar as férias para vivenciar em família algum trabalho voluntário? O portal do Voluntário BB, destinado a colaboradores do Banco do Brasil e seus convidados, oferece dicas para pais, filhos e parentes organizarem ações visando experiências na área. Acompanhe:


“1) Escolha uma ação: Junte a família para um “brainstorm”. Com que seria legal trabalhar? Quanto tempo cada um está disposto a dedicar? Dê preferência a atividades lúdicas, que envolvam interesses de seu filho, como música, pintura ou outras atividades manuais.


“2) Encontre uma ONG ou promova uma ação independente: As crianças podem participar de diversas atividades, como doações, criação de hortas comunitária, contação de histórias, visita a abrigos etc. No caso de doações, separe com ele brinquedos e roupas que não são mais usados e ainda têm qualidade. Na contação, escolham juntos as melhoras histórias!


“3) Prepare-se: Converse sobre o que significa ajudar o outro. Procure saber o que já foi feito e o que é legal repetir e onde seria possível fazer diferente. Se necessário, adquira materiais para levar a iniciativa adiante, sempre com a máxima segurança.


“4) Mãos à obra: Apresente-se para o trabalho com toda a disposição. A criança verá que nem todos possuem as mesmas condições e isso lhe dará uma nova compreensão da realidade. Ouça quem já faz o trabalho para aprender como fazê-lo da melhor forma; Tenha cuidado. Fale para as crianças que não há problema em dizer não para alguma atividade que a assuste. O voluntariado deve sempre ser prazeroso; Aproveitem o momento da família reunida; Registre – tire fotos, filme – mas sem esquecer que está lá para realizar a tarefa proposta.


“5) Volte para casa com sensação de dever cumprido e reúna a família para uma rápida discussão: Valeu a pena? Quem foi beneficiado pela ação? O que aprenderam com a atividade? (tente fazer com que a criança se coloque no lugar do outro e respeite a diversidade, entendendo o que estava acontecendo ali. Ao mesmo tempo, ela estará trabalhando habilidades sociais).

“6) Compartilhe sua história: Divulgue sua ação nas redes sociais e no Portal do Voluntariado BB (para quem é cadastrado) ; Converse com os amigos; Incentive outros a fazerem o mesmo.”


Fonte: https://voluntariadobb.v2v.net

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here