A Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, da Associação Tapera das Artes, recebe no próximo dia 18,  no teatro da entidade, a Orquestra Antunes Câmara, de São Paulo. Juntas apresentarão o concerto “Mestre  &  Aprendiz – Temperando Cravos”,  que será gravado para a produção de um DVD. O evento é aberto ao público e gratuito. A organização orienta que os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, sendo possível a reserva de assento antecipada através dos telefones 85 3361 2704 e 98838 6444. Em caso de reservas antecipadas, a chegada ao teatro deve ser até às 18h30. O Rua Antônio Gomes dos Santos – S/N – Centro, Aquiraz (Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca).


 


As duas orquestras são formadas, essencialmente, por adolescentes e jovens. No programa do concerto estão obras clássicas de compositores como Vivaldi e também peças de compositores populares como Humberto Teixeira. Além da apresentação das duas orquestras, a fundadora do projeto de Aquiraz, Ritelza Cabral, depois de 40 anos, volta ao palco para uma apresentação ao piano. Com as crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Tapera das Artes, todos celebrarão o aniversário da instituição, que completou 32 anos de fundação no último dia 6.


 


Saiba mais sobre as orquestras


 


A Orquestra Bachiana Jovem do Município de Aquiraz tem 33 integrantes. São crianças e adolescentes moradores daquela cidade no litoral leste cearense. O conjunto faz parte do Programa de Cultura Tapera das Artes – Um Toque de Classe, com direção artística pedagógica do Maestro Ênio Antunes, e apoio do Maestro João Carlos Martins. Com repertório formado por músicas de clássicos internacionais e compositores brasileiros, a Orquestra Bachiana desenvolve uma pesquisa sobre o regionalismo da cultura cearense, através da música brasileira de concerto. É conduzida pelo regente Marcelo Bugi.


 


A Orquestra Antunes Câmara, de São Paulo, foi criada em 17 de dezembro de 2002, a partir da iniciativa do professor e maestro Ênio Antunes. É composta por crianças e jovens com idades entre 12 e 21 anos de idade. É  uma célula laboratorial do processo de pesquisa do projeto pedagógico “Arte do Som – Escola e Estilos” e das práticas coletivas nas séries artístico-musical e na ação social-humanitária. Está integrada ao Projeto Cultural Concordância, consonâncias e dissonâncias da cultura brasileira através da música, para revelar um conjunto de obras para orquestra de cordas, de sete compositores brasileiros, totalizando 28 compositores em 4 anos de pesquisa e ação artística. Já realizou mais de 300 concertos foram realizados. Interagiu artisticamente com vários artistas em importantes festivais de música no Brasil, e primeiras audições de compositores brasileiros e de outros países.


 


O concerto das duas orquestras em Aquiraz é ação do Projeto “Mestre  &  Aprendiz – Temperando Cravos”,  realizado pela Imaginário, em  parceria com a Tapera das Artes e Enarte,  patrocinado pelo  Banco do Nordeste, M Dias Branco, Acal, Grupo  Fan e  Usibras, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.


 


Mais informações: Teatro da Tapera das Artes – (fone: 85 3361 2704) e Magno Miranda, Presidente da Associação Tapera das Artes – (fone: 85 98838 6444)


 


Com informações da assessoria de imprensa do evento / Foto: Divulgação


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here