Não me considero um cara chato e até dizem por aí que sou legal. O problema é que percebo que muitas pessoas dizem acreditar nisso e naquilo, mas, basta fazer uma pergunta bem simples relacionada ao assunto, para ficar bem claro que a crença afirmada não tem luz própria.

Muitas pessoas reproduzem inconscientemente coisas que ouvem na infância e na adolescência, adotando algumas posições pelo simples comodismo delas serem aceitas pela grande maioria da população onde estão inseridas.

Vejamos o caso de Deus. Pergunte a qualquer pessoa se acredita em Deus e, além de ver um olhar assustado, ouvirá quase que imediatamente que sim.

Avance um pouco mais e pergunte se Deus em sua crença é uma pessoa física, é uma energia, o que é de maneira mais concreta e, pasmem, as pessoas ficam sem saber ao certo como explicar o que vem a ser Deus.

Você pode até dizer que Deus é meio que subjetivo, é algo intangível, mas, vamos e convenhamos, se você acredita em Deus precisa dizer alguma coisa menos vaga.

Tem uns que na hora do aperto tergiversam afirmando que isso é questão de fé, que não precisa de muita explicação. Bem, assim fica fácil acreditar em qualquer coisa não?

Experimente perguntar sobre alguns outros assuntos e, salvo raras exceções, perceberás que as pessoas acreditam no que ouviram outros afirmarem, poucas de fato leram mais profundamente sobre o assunto, questionaram, estudaram, experimentaram, buscaram ver todos os ângulos e focos relacionados.

Vivemos sob vários aspectos, na superficialidade das coisas, parecendo ser mais fácil atravessarmos a vida assim, sem muito esforço intelectual ou arguição de alguma coisa.

Acreditar verdadeiramente em algo é tarefa difícil, exige muito de quem se atreve e, a única recompensa, no mundo atual, onde os bons vivem a míngua e os malfeitores curtem nababescamente, é que esses investigadores das coisas são carinhosamente intitulados de: formadores de opinião. Você acredita nisso?

            

* Flávio Rezende* é escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN – escritorflaviorezende@gmail.com   

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here