Nestes instantes em que a sociedade experimenta a vivência diária com a violência, não nos podem escapar algumas interrogações, especialmente as que teremos de responder com certa veemência.


A primeira, já refletimos em algum momento qual o paradigma que está a regular a nossa visão de mundo? Será que o que pensamos se reflete no mundo que habitamos? Se alterarmos nossa forma de pensar e ver a realidade, esta também se modificará?


Já chegamos a entender que mudar o mundo é mudar de olhar? Após estas interrogações, oferecemos um convite e um espaço para a mudança do mundo que cada um habita, o universo interior de sensações e sentimentos que modelam toda a realidade ao redor. Se conseguirmos esta transformação, todas as demais são viáveis. Ao aceitarmos penetrar no espaço iluminado de consciência e paz, também estamos escolhendo uma nova e poderosa forma de modelar nossa ação e interação sobre o mundo e, como conseqüência, os resultados que iremos alcançar. O importante é compreendermos que é desses resultados que se faz o mundo em que vivemos.


Paz não é apenas um substantivo. Não é o oposto da guerra, nem tão somente uma metáfora de situação. Paz é uma opção, um paradigma que regula as relações, uma forma de organização comunitária, com outras palavras, um jeito inteligente de estar no mundo. 


Diante dos acontecimentos ocorridos recentemente no âmbito do espaço das instituições responsáveis pela segurança em nosso Estado, a Agência da Boa Notícia, instituição que tem como sustentação de sua filosofia a crença de que podemos gerar a paz através da comunicação, fez análise dos episódios, constatando que não passam da tentativa de colocar ufanisticamente em destaque as imagens das mazelas, especialmente as relacionadas com a população de menor poder econômico. Nesses momentos é interessante cada parte ter a consciência de que precisaremos cruzar novas fronteiras, para percebermos os horizontes de uma nova realidade possível. Operar a mudança a partir da consciência, entendemos ser a proposta razoável, tanto da polícia quanto do Estado, procurando o caminho da convergência, visando ao bem estar da coletividade. 


A diretoria da Agência da Boa Notícia por unanimidade reconheceu e aplaudiu o esforço do atual Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Roberto Monteiro, por sua posição firme e intransigente na defesa do respeito aos direitos individuais de cada cidadão, inclusive o direito à imagem que está inserido no rol dos direitos fundamentais, merecendo, portanto, uma proteção preventiva e repressiva.




Francisco Souto Paulino

Jornalista e Presidente da Agência da Boa Notícia

boanoticia@boanoticia.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here