A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia do Futuro em Fortaleza completou dez anos na última terça-feira, 22. O equipamento da atenção secundária foi o primeiro do tipo a ser implementado no Estado e está sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Para celebrar a data, a coordenação da unidade realizou uma decoração temática no local. Na ocasião, houve balanço referente ao período de atendimento e mensagens de agradecimento pelo trabalho desenvolvido pelos colaboradores. Durante uma década, a UPA Praia do Futuro já atendeu 1.073.696 pacientes e fez a diferença na vida de inúmeras famílias da Capital. Nos últimos anos, a unidade se somou à Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no combate à covid-19, desempenhando um serviço com segurança e qualidade.

“A trajetória da UPA Praia do Futuro é repleta de muitas vitórias e desafios. Que brilhante história – escrita por cada um dos colaboradores todos esses anos. Quantas vidas salvas! Meu desejo é que possamos continuar escrevendo essa história da melhor maneira possível. Gratidão a Deus por tudo que construímos e realizamos hoje. Tenho imenso orgulho e gratidão por trabalhar com cada um dessa equipe sensacional”, destacou a coordenadora de Serviços Assistenciais, Ismênia Marques.

A atual diretora-geral das Unidades de Pronto Atendimento estaduais e primeira coordenadora da UPA Praia do Futuro, Camila Machado, também destaca a importância da assistência prestada até aqui. “A UPA foi criada pelo Ministério da Saúde como retaguarda para a Rede de Urgência e Emergência, desempenhando um papel de elo entre a atenção primária e a secundária. Ao longo desses dez anos, houve mudança no perfil do equipamento e reconhecimento diante da sociedade”, avaliou.

Atendimento nas UPAS

As UPAs funcionam 24 horas, todos os dias da semana. Inicialmente, o acolhimento dos pacientes é feito com a classificação de risco (Protocolo de Manchester), estabelecendo o potencial de gravidade e garantindo o atendimento ordenado conforme cada caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here