Qual é a aparência da paz? Este é o desafio lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para fotógrafos de todo o mundo. Até o dia 14 de maio de 2015, esses profissionais podem fazer a inscrição ao Prêmio Alfred Fried de Fotografia, que reconhece a melhor foto sobre o tema da paz. O prazo de inscrição vai até à meia-noite do horário da Europa Central. As cinco melhores imagens receberão a medalha Alfred Fried. Dentre as cinco, uma será selecionada como a Imagem da Paz do Ano para receber  um prêmio no valor de € 5,000, fazer  parte de uma exposição no Parlamento austríaco por um ano e ser incluída na coleção de arte permanente do mesmo Parlamento.


 


O prêmio foi criado em homenagem a Alfred Hermann Fried (1864-1921), escritor e pacifista austríaco que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1911. É apresentado todos os anos no dia 21 21 de setembro, no Dia Internacional da Paz das Nações Unidas. Além da Unesco, o Prêmio será oferecido conjuntamente pela Sociedade Fotográfica, pelas Edições Lammerhuber, pelo Parlamento austríaco, pela Associação de Jornalistas do Parlamento e pelo Instituto Internacional de Imprensa (International Press Institute – IPI).


 


Para a UNESCO, a arte é uma força poderosa para a promoção da paz. Ela remodela e recria o mundo, abrindo novos espaços para o diálogo e a compreensão mútua. A fotografia pode fortalecer uma cultura de paz mundial, ao refletir, transmitir e unir o mundo em torno do sonho de paz que todos nós compartilhamos.


Para inscrições e outras informações, os interessados devem acessar o site oficial do concurso (em inglês):  Alfred Fried Photography Award. (http://www.friedaward.com/index.php/faq)


 


Fonte: Unesco Brasil


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here