Nosso dia pode não ter sido um dos melhores. Problemas no trabalho, aborrecimentos em casa, preocupações pessoais das mais diversas, enfim, situações do cotidiano pelas quais todos nós passamos neste abençoado planeta de provas e expiações…

Mas uma coisa é certa: quando entramos em uma sala de cinema ou em um teatro, nos desligamos de tudo, nos “desarmamos”. Esta é a magia da arte! Ficamos abertos, receptivos e – invariavelmente – acabamos por nos entregar “de corpo e alma” ao entretenimento. Melhor ainda quando a mensagem do filme/espetáculo eleva nosso espírito, trazendo esperança, conforto e alegria de viver.

Após tal experiência artística é comum nos inspirarmos a adotar uma agenda positiva em nossas vidas, a encarar os desafios do dia a dia com mais reflexão e serenidade. É com esse sonho que a Estação da Luz vem apostando na transformação do ser humano a partir da produção de filmes como Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito, Area Q, Chico Xavier, Flores de Marcela e Quantos Eu Te Amo eu escutaria em 15 minutos. Estes dois últimos serão exibidos e lançados nacionalmente durante a programação de um evento que criou todo este movimento de promoção da Cultura da Paz, através da arte: a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, outra iniciativa de sucesso desta ONG cearense.

Em sua sétima edição, a Mostra mobiliza famílias inteiras que se deslocam de outros estados para participar deste pioneiro evento no Ceará. Da mesma forma, por mais um ano consecutivo, grandes veículos de comunicação do país enviarão correspondentes a Fortaleza com o propósito exclusivo de cobrir jornalisticamente a Mostra.

Este ano, o evento terá seu acesso amplamente democratizado, com o ingresso sendo adquirido pela troca de apenas dois quilos de alimento a serem doados a entidades assistenciais de nosso Estado.

O evento, aliás, não pára de se expandir. Este ano levará mensagens de paz a mais de 30 mil pessoas, pois além das apresentações de peças no quase centenário Theatro José de Alencar e em mais 13 municípios do interior do Ceará, a Mostra terá palestras, workshops, esquetes em terminais de ônibus, projeção de filmes, shows de música. Ou seja, um verdadeiro Festival de Arte Transcendental para a população.

Talvez, o crescente interesse que este evento suscita nas pessoas seja explicado por Willian Shakespeare, considerado por muitos como o pai do Teatro Transcendental, quando dizia: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia”. Portanto, vamos todos ao Teatro! Levemos também nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. Para quem sempre ouviu falar da Mostra de Teatro Transcendental, mas nunca teve a oportunidade de ir, talvez este seja o momento ideal para compartilharmos juntos dessa energia de puro amor e compaixão que desperta, cada vez mais pessoas para uma vida mais plena e feliz.

* Artigo publicado em 15.07.2009 no jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.

Luís Eduardo Grangeiro Girão
– Diretor da ONG Agência da Boa Notícia e da ONG Estação da Luz
boanoticia@boanoticia.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here