As inscrições para participação no Simpósio Internacional “Nação, Literatura e Experiências Transcontinentais”, organizado pelo Observatório das Nacionalidades (ON) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), estão abertas até as 23h59 do dia 18 de agosto, através do site http://www.uece.br/eventos/benedict. O evento faz parte das comemorações dos 40 anos da universidade e ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto, no Campus do Itaperi (Av. Dr. Silas Munguba, 1700), em Fortaleza.


 


A conferência de abertura, “Nação, Literatura e Experiências Transcontinentais”, será ministrada por Benedict Anderson (foto) e logo após será realizado evento de lançamento de seu mais recente trabalho, o livro “Sob Três Bandeiras: anarquismo e imaginação anticolonial”, em que analisa as complexas interações entre política e cultura no final do século XIX, tendo como pano de fundo o movimento anarquista.


 


Além dele, convidados renomados participarão do evento, como Erasmo Miessa Ruiz (Universidade de São Paulo), Estebán Vernik (Universidade de Buenos Aires), Luís Cláudio Villafañe, historiador, diplomata e pesquisador associado do Instituto Rio Branco; Manuel Domingos Neto, do Observatório das Nacionalidades; Marco Antonio Pamplona, professor do curso de História da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento é coordenado pela Profª Mônica Dias Martins, que também coordena o Observatório das Nacionalidades da UECE. 


  


Aberto a toda a comunidade acadêmica, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e meios de comunicação, o Simpósio é especialmente de interesse de estudantes, professores e pesquisadores da área das Humanidades: Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos Estratégicos, Sociologia, Antropologia, Literatura, História, Geografia, Direito e Economia.


 


Na manhã do dia 19, Anderson proferirá a conferência de abertura do evento que contará ainda com dois debatedores: Marco Antonio Pamplona e Luís Cláudio Villafañe, .


 


Após uma apresentação artística dirigida pelo escritor e professor da UECE, Oswald Barroso, o professor Anderson lançará seu livro. A programação segue com uma mesa redonda sobre as nacionalidades argentina e brasileira, roda de conversa, além de debates com outros intelectuais convidados.


 


Os participantes que obtiverem frequência integral terão direito a certificado. A programação completa está disponível no site do evento.


 


Com informações da UECE. Contato: : 85 3101 9908

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here