Chamando atenção para a luta contra a violência, o feminicídio o machismo e as desigualdades, mulheres se reúnem em seminário sexta, sábado e domingo, no Centro Dragão do Mar. Entrada franca

Debater temas importantes para as mulheres e para todas as pessoas, quanto à diversidade, aos direitos, à autonomia, ao respeito, à valorização, à luta contra o machismo estrutural e contra toda forma de violência, opressão, invisibilidade, desigualdade. Com esse propósito, acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, o seminário Fortaleza das Mulheres – Qual o Nosso Lugar no Mundo?, reunindo profissionais de saúde de todo o País.

O seminário Fortaleza das Mulheres, uma construção coletiva de mulheres que assistem mulheres, acontece em parceria entre o Siaparto e o Centro Dragão do Mar. O encontro é aberto ao público em geral, com entrada franca, e contará com mesas de debate e programação cultural, com artistas como a cantora e compositora Nayra Costa, o grupo Tablado, dirigido por Graça Martins, e a atriz, bailarina, diretora e palhaça Samia Bittencourt.

O evento Fortaleza das Mulheres também tem como objetivo debater formas de superação da imensa desigualdade social que se reflete na população feminina. A vulnerabilidade social de muitas mulheres leva ao agravamento de problemas como violência, desrespeito, invisibilidade, opressão, violência.

Compreender como a desigualdade social abre espaço para tantas violências e o que se pode fazer para amenizar essas desigualdades é outro objetivo do evento, que, para isso, reunirá nomes de grande expressividade, em uma oportunidade rara e especialíssima, como Valéria Pinheiro, Maria do Socorro Lima, Dora Moreira, Luma Andrade, Melania Amorim, Camila Holanda, Débora Brito, Mariana Bertini, Silvinha Cavalleire, Rayanne Pinheiro, Camila Cabral, Silvania de Deus.

Programação completa

Na sexta-feira, dia 12/4, às 19h, acontece mesa de debate sobre o tema “Quem somos?”, provocando reflexões sobre o fato de que reconhecer a nossa diversidade não significa mudar a nossa desigualdade. “Somos mulheres múltiplas, diversas e desiguais!”. A mesa terá duração de 50 minutos e será seguida por apresentação musical com a cantora Nayra Costa, das 20h às 21h.

No sábado, 13/4, às 18h, acontece a mesa de debate “Por que falar sobre Direitos Reprodutivos?”. A mesa dialogará, na perspectiva de gênero, classe e questão racial, sobre a relação entre mulher e maternidade, a partir das perguntas: “Toda Mulher nasce para ser mãe?”. “Mesmo quando a maternidade é uma violência?”. Serão 50 minutos de debate.

Logo em seguida sobe ao palco Samia Bittencourt, às 20h, para apresentar o espetáculo “A Mulher mais Forte do Mundo”. Um empolgante espetáculo circense que de um modo cômico e popular tensiona e questiona os lugares comumente ocupados pelas mulheres embaixo das lonas. Um recado contundente das subjetividades femininas.

No domingo, 14/4, também às 18h, acontece a mesa de debate sobre o tema “Mulheres desejam? A relação entre o Sexo, o Desejo e a Maternidade”. “Somos todas iguais, no sexo, no desejo e na maternidade?”, questiona-se. “Qual o caminho para encontrar o desejo original? Desejamos diferente, olhando para nossas pluralidades e desigualdades? A maternidade dessexualiza a mulher? A não matenidade é um caminho?”.

Serviço:
Fortaleza das Mulheres. De 12 a 14 de abril, no Teatro Dragão do Mar, como parte da programação do Siaparto. Parceria Siaparto e Centro Dragão do Mar. Entrada franca em todas as atividades. Sexta 12/4 às 19h. Sábado 13/4, início às 18h. Domingo dia 14/4, início às 18h. Programação inclui show de Nayra Costa na sexta, espetáculo de Samia Bittencourt no sábado e do Grupo Tablado, dirigido por Graça Martins, no domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here