Olhar para os espaços da cidade de Fortaleza e se perguntar “quando, como e por quem esses espaços foram construídos?” é até comum, mas as respostas são complexas. A partir dessa reflexão, surge a exposição fotográfica “Fortaleza Antiga”, promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará. Com registros inéditos, a mostra começa nesta sexta-feoira (12) e segue aberta ao público até 13 de maio na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.

A mostra revela um passado pouco conhecido de Fortaleza e faz o expectador viajar no tempo por acontecimentos e pela memória da cidade que, no dia 13 de abril, completa 298 anos. Na exposição, é possível conhecer sobre o desenvolvimento urbano da capital, com fotografias que datam dos séculos XIX e XX, como imagens do Passeio Público de Fortaleza, do Cine Teatro São Luiz na noite da inauguração e fotografias que documentam o funcionamento do transporte público urbano e do sistema de abastecimento de água do município.

“Fortaleza Antiga”, portanto, é um passeio entre a descoberta e a história de uma cidade em constante construção e reinvenção. A mostra é organizada pelo Departamento de Memória Institucional e Cultura do MP do Ceará, e a curadoria é do Museu da Fotografia de Fortaleza. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Serviço
Exposição Fotográfica “Fortaleza Antiga”
Visitação: 12 de abril a 13 de maio de 2024
Horário: das 9h às 16h (segunda-feira a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza (Rua Maria Alice Ferraz, nº 120, bairro Luciano Cavalcante)

Visitação aberta ao público

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here