Nesta quinta-feira (15), o Sesc Ceará realiza uma ação educativa com 190 professores indígenas Tapeba, em comemoração ao Dia do Professor. A atividade, que acontece às 8h30, no Rio Ceará, faz parte da programação do projeto Sesc Conversas Flutuantes.


Nesta edição, o projeto propõe um momento de reflexão sobre as questões que envolvem a educação escolar indígena. Divididos em oito barcos, os professores de 13 escolas indígenas Tapeba vão participar de debates sobre: “Identidade e Cultura Tapeba”, “O fazer pedagógico na escola indígena”, “A escola indígena e suas especificidades”, “A escola indígena e sua espiritualidade”, “A escola indígena e os desafios no mundo contemporâneo”, “O professor indígena e sua prática”, “O professor e a educação indígena” e “A educação indígena e o perfil do professor”.


A ação do Sesc Conversas Flutuantes antecede as comemorações do Povo Tapeba, que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, em Caucaia. Durante os festejos, o Sesc também vai promover orientações em saúde e nutrição, discussões socioambientais, além de desenvolver atividades recreativas e esportivas.
 

Escolas participantes:




Escola Indígena Amélia Domingo

Escola Indígena Anama Tapeba

Escola Indígena Abá Tapeba

Escola Indígena Capuan

Escola Indígena Capoeira

Escola Indígena Índios Tapeba

Escola Indígena Conrado Teixeira

Escola Indígena Maria Silva

Escola Indígena Marcelino Alves

Escola Indígena Narcísio Matos

Escola Indígena Da Ponte

Escola Indígena Trilho

Escola Indígena Vila dos Cacos
 

Sobre o projeto Sesc Conversas Flutuantes


 

O Sesc Conversas Flutuantes acontece uma vez por mês, sempre em alusão a datas comemorativas. A atividade educativa é realizada através de um passeio náutico que propicia a contemplação de um dos ambientes naturais mais admiráveis de Fortaleza. Na atividade é possível observar as belezas do Rio Ceará, o manguezal, a exuberância da fauna e flora local, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica.


Além da contemplação da natureza, o projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos onde a construção dos saberes, a reflexão e o diálogo coletivo são mediados por educadores através de temáticas ambientais, históricas e culturais que são desenvolvidos conforme o interesse dos grupos atendidos.

 
 

SERVIÇO


Projeto Sesc Conversas Flutuantes

Local: Foz do Rio Ceará (Píer da Barra do Ceará)

Data: 15/10

Horário: 8h30

Informações: (85) 3318.4939


 


Com informaçõe e foto do Sesc Ce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here