Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de 2013,  revelam que 842 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo, o que representa um em cada oito seres humanos. Para chamar a atenção para o problema e incentivar ações solidárias, a Cáritas Internacionalis lançou a campanha “Uma família humana, alimentos para todos”. A Rede Cáritas Brasileira trouxe a campanha para a realidade nacional e deu à campanha o título “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. Em nosso estado, a Rede Cáritas Ceará desenvolverá nesta e na próxima semana atividades da campanha em Aquiraz, Fortaleza e Itapipoca.


No vizinho município de Aquiraz ocorre, desde essa quinta-feira (6) até sábado (8), o Encontro Interregional Nordeste para refletir a questão propostas pela campanha. Em Fortaleza, nesta sexta-feira (7), das 14h30 às 18h, é a vez do Dia de Mobilização Nacional de Combate à Fome e à Pobreza, com atividades no Jangurussu. A Cáritas Ceará junto a Associação de Catadores e Catadoras do Jangurussu (Ascajan) e a comunidade farão cortejo temático sobre pão, justiça, paz e esperança pelas ruas do bairro, visitarão famílias e dialogarão sobre o tema da campanha.No fim da tarde, haverá celebração ecumênica no Salão Pastoral Santo Antônio.


No domingo (9), a programação prossegue com Missa na TV Ceará, às 8h, para celebrar o momento da Campanha Mundial. Nas redes sociais, a Cáritas postará questões sobre  “O que é solidariedade”.


Nos dias 13 e 14  de novembro, no município de Itapipoca, ocorrerá o lançamento nas rádios da Campanha Natal de paz sem fome que se estenderá até o dia 23 de dezembro e da Rede Permanente de Solidariedade na comunidade Raposa.

Saiba mais sobre a Campanha e como participar


A Campanha Mundial “Uma família humana, alimentos para todos” foi lançada em 10 de dezembro de 2013 (Dia Internacional dos Direitos Humanos), com o objetivo central de colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo.


Como parte da estratégia, o passo inicial é a sensibilização e a mobilização da própria Igreja Católica e de seus organismos para a realidade da fome, da miséria e das desigualdades. Em segundo, o diálogo com a sociedade através das ações promovidas pela própria Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades.

 

A Rede Cáritas Ceará cita, como exemplo de seu trabalho, o desenvolvimento de projetos de acesso à água, produção agrícola familiar e agroecológica, articulação com catadoras e catadores de materiais recicláveis, contribuição com formação de redes de economia solidária e promoção da participação de comunidades na defesa de seus direitos.


Uma das principais estratégias da Campanha no Brasil é realizar um processo de escuta e diálogo para identificar como as próprias pessoas empobrecidas enxergam a realidade de miséria no país. O material dessas conversas será compilado para a construção de um mapa nacional sobre fome, pobreza e direitos. Também estão previstas a realização de audiências públicas locais, regionais e nacionais sobre o tema.

 

Pela Caritas Internacionalis um projeto de lei será produzido sobre o direito à alimentação. O intuito é que as Cáritas de todo o mundo possam incentivar a adoção da lei por seus governos. A entidade também irá defender na Organização das Nações Unidas uma sessão sobre o direito à alimentação, prevista para ocorrer em 2015 durante a assembléia geral.


Com informações da Rede Cáritas Ceará – (fone: 85 3231 4783) / Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza – (fone: 85 3388 8716)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here