Neste início de ano eu desejo para todos vocês uma permanente “Satisfação de viver“. E o que é isto?


Muita gente confunde os termos qualidade de vida, bem-estar, satisfação de viver e felicidade. E tudo se complica ainda mais porque Qualidade de Vida é uma dimensão ou condição de vida de interpretação complexa e variada, na dependência do local do nascimento e de vivência, idade, classe social, nível de educação e até circunstancial.


A nossa consciência, dimensão exclusiva do ser humano, animal que possui córtex cerebral, é que interpreta as “sensações“ de uma maneira exclusiva e que nos dar a capacidade de querer, ser, fazer, saber, sentir e ter.


E as sensações humanas nos possibilitam ter e sentir bem-estar, satisfação de viver e felicidade.


A literatura está recheada de definições, principalmente de felicidade, por famosas e variadas personalidades da humanidade. Algumas são realmente lindas e satisfazem o prazer de muitos colecionadores de palavras bonitas e variadas. No Google, você vai encontrar mais de 15 milhões de referências para felicidade e quase 3 milhões para qualidade de vida.


Mas, numa análise realizada por nós, consultando vários centros internacionais famosos de pesquisas no assunto, através de um programa nosso realizado pela Internet e trabalhando em vários momentos importantes com grupos da população brasileira,, chegamos a seguinte conclusão: – o bem -estar físico, mental e social é uma sensação de tranquilidade, um equilíbrio harmônico de não existência de problemas nessas áreas;- na satisfação de viver, alem de um bem-estar, há um prazer de participar, alegria de ser útil e necessário, de gostar de si mesmo, de amar outras pessoas e seu Deus; -já a felicidade é sentida em momentos especiais, de maior satisfação e de grande alegria e, assim sendo, está presente apenas em momentos especiais de nossa vida..


Ninguém é ou pode ser feliz por toda a vida e nem por períodos muito longos. Alguma coisa acontece para modificar o nosso sistema produtor dos neuro-transmissores responsáveis por essa sensação e ela desaparece. Claro que pode voltar outra vez e será essa a nossa busca constante.


E exatamente são os Condicionantes de Qualidade de Vida, principalmente as condições financeiras básicas, educação, saúde, estilos saudáveis de vida e ambiente,, que mobilizam as nossas sensações de satisfação de viver e felicidade. Sem eles tudo fica muito difícil e até impossível.


Por isso é que defendemos e indicamos, como de fundamental importância, fazer um plano de vida, anual para os idosos, para alcançarmos ou mantermos a nossa satisfação de viver e conseguir o máximo de tempos felizes. Bem-estar é bom, mas é pouco. Dizer isto num país com tantos miseráveis como o nosso pareceria até um contrassenso.E então, neste início de ano de eleições, vamos aproveitar e votar apenas naqueles candidatos que possibilitem, principalmente, os condicionantes de nossa qualidade de vida. Por certo vamos exigir que se comprometam com eles e que digam como vão fazer para mudar. Por certo não vamos votar naqueles que roubam a nossa felicidade e satisfação de viver no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here