A Marcha pela Vida em Washington (EUA) considerada o mais importante evento pró-vida do mundo teve sua edição 2015 nessa quinta-feira (22). A primeira ocorreu há 40 anos, no dia 22 de janeiro de 1974 como uma pequena manifestação nas ruas de repúdio ao Caso Roe contra Wade ou Roe vs. Wade (o caso judicial pelo qual a Suprema Corte reconheceu o direito ao aborto ou interrupção voluntária da gravidez, nos Estados Unidos).


Representantes pró-vidas brasileiros, anualmente, participam da marcha, como o autor do Estatuto da Nascituro (PL 478/07), Luiz Bassuma, e o coordenador do Movimento pela Vida e Não Violência (Movida), Luís Eduardo Girão.


Em 2015, congressistas brasileiros estiveram presentes, pela primeira vez, no evento. É o caso do senador Magno Malta (PR/ES), e da esposa dele, a deputada federal Lauriete (PSC/ES). Antes do evento, ele afirmou: “Os brasileiros estarão presentes para somar esforços para tentar reverter a lei americana pro aborto e jamais permitir esse absurdo contra a saúde das mulheres e a vida das crianças no Brasil”. A deputada Lauriete destacou a oportunidade de poder encontrar com personalidades e lideranças pró-vida do mundo.


Já Luiz Bassuma e Luís Eduardo Girão apontaram que o aprendizado e a troca de experiências com a organização americana poderão render alguns frutos para o Brasil. “A articulação política e de massas dos americanos é histórica e ainda temos muito a aprender nessa mesma causa que nos une”, explicou Bassuma.

Saiba mais


“Cada vida é um dom” foi o tema da Marcha para a Vida 2015, e teve como objetivo chamar a atenção para os fetos que recebem um diagnóstico de deficiência pré-natal. Desde a primeira edição, “a manifestação pacífica tem sido repetida todos os anos, dando um testemunho sobre a maior violação dos direitos humanos do nosso tempo, que é o aborto legalizado sob demanda”, explica a presidente da Marcha pela Educação pela Vida e Fundo de Defesa, Jeanne Monahan-Mancini, no site do evento (http://marchforlife.org).

Marchas no Brasil


A sociedade civil organizada, por meio dos Movimentos Pró-Vida do Brasil (Movida e Brasil sem Aborto) também tem dado passos importantes e realizado marchas e eventos pelo país afora, como as recentes Marcha pela Vida Contra o Aborto (realizada em Fortaleza-CE em 23-11-2014, e integrante do calendário oficial de Fortaleza desde 2012), a 7ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida (realizada em Brasília, em 04-11-2014), a II Marcha Paraense da Cidadania Pela Vida – POR UM BRASIL SEM ABORTO (realizada em Belém-PA, em 21-09-2-14), a 1ª Marcha em Defesa da Vida (realizada em Campo Grande-MS, em 06-09-2014) e a 2ª Marcha Pela Vida (realizada no Rio de Janeiro-RJ, em 04-05-2014), por exemplo.

Com informações do jornalista Marcos Linhares


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here