Publicidade, jornalismo,  sempre esteve, está e estará a serviço da vida,  sem exclusões,  criando  uma cultura de solidariedade e paz. Entenda-se vida como também aos recursos naturais do nosso planeta: a água, o ar, o solo, as plantas e as espécies animais. Cedo aprendi que a Propaganda é uma atividade reflexa. Tudo que tem na vida, tem na propaganda, e ela é que nem o vento;  só entra onde encontra uma saída.


Na Mídia, essa somatória dos meios de comunicação: rádio, TV, jornal, revista, outdoor, internet, propagandas em geral, feio é perder a audiência.  É necessária a qualquer sociedade civilizada e não há como viver hoje sem estar envolvido com ela. A maneira como é utilizada, o dom imperdoável de transformar tragédia em espetáculo,  nem sempre é de forma eticamente aceitável. Atinge-nos passiva ou ativamente, positiva ou negativamente. E como vivemos em um mundo que necessita de consumo para o crescimento e sobrevivência, a mídia é o adequado para impulsionar o processo que tende a visualizar mais as coisas do que as pessoas. Sem mídia o mundo não anda.


Os programas que fazem da vida um show, acabam misturando a vida real com a vida artificialmente produzida, onde a realidade fica escamoteada do mundo.  A propaganda é acusada de transformar a fantasia em pura realidade; de banalizar a vida, tornar corações e mentes em sociedades bastante dependentes de referências primárias, atormentadas e atordoadas pelo excesso de informações secundárias.


A comunicação faz parte dos nossos direitos humanos. A felicidade está em fazer as coisas certas.  A comunicação como lente, indutora de novos comportamentos, foi um dos vetores essenciais para o alcance dos seus objetivos. Grupos e instituições movimentos organizados e de excluídos que desejam subverter algum estado de coisas, precisam se comunicar bem entre si e também com o restante da sociedade. A comunicação é um insumo precioso para quem necessita expor suas motivações, ampliar denúncias e introjetar idéias para a mudança. É uma moeda forte dos movimentos sociais. Seu sentido substantivo, fortalece o desenvolvimento da personalidade humana, dimensiona a construção de um ideal social que sempre acaba beneficiando a todos.  Sua melhor premissa é o crescimento do sujeito e o estabelecimento de um quadro social justo e harmonioso. Ninguém vive sem Comunicação. 


Jornal, uma vertente cristalina da Informação; enxerga-se com consciência do seu papel de agente transformador da sociedade. Nele cabe o conceito de ética do cuidado, conosco, e, com os outros seres da natureza.  Sua  grande responsabilidade: ser a ponte entre a informação, o conhecimento, os homens, e o povo. Seu produto é a informação,  as ferramentas que o público vai usar para guiar sua vida e tomar decisões. É o meio da contundência.  O que aborda tem tempo de referenciar com outros fatos, daí se dizer que nada superará a qualidade da informação escrita.  Ë o pilar da liberdade.


As mensagens de qualidade de vida, e, preservação do meio ambiente, , tão presentes hoje na Propaganda e na Imprensa, são as resultantes  desta conscientização dos profissionais de comunicação.


O Brasil é um dos maiores exemplos mundiais de mobilização social usando a publicidade, graças, por exemplo, a campanhas como a do Zé Gotinha que deu ao Ceará nosso primeiro premio internacional, e  que depois nacionalizou-se,  fez recrudescer em todo o país os índices de poliomielite.


A mídia é a principal janela interpretativa da vida contemporânea. É por ela que construímos uma idéia de como são os povos, de como se comportam cidadãos de diversas culturas, classes e etnias.

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