Um projeto social que já beneficiou quase 1.500 pessoas completa três anos de atividades no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA). Além disso, o “Saúde e Movimento”  capacitou mais de 30 alunos do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza. O projeto é realizado pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado, orientados pelo Dr. Carlos Henrique Oliveira de Freitas, coordenador de Fisioterapia do hospital e pela professora Fernanda Gadelha Severino.


O programa foi instituído para orientar os acompanhantes dos pacientes internados nas enfermarias do hospital sobre prevenção de doenças e segurança do paciente. O Saúde e Movimento também esclarece sobre os direitos e deveres em saúde do indivíduo, além de proporcionar aos pacientes oportunidades para que possam questionar, criticar, dar opiniões acerca do seu papel enquanto usuário.

Atividades

As atividades acontecem todas as sextas-feiras de 14h às 16h e envolvem diversos temas relacionados à educação e promoção em saúde, como: auto alongamento, controle postural, diabetes e hipertensão, amamentação, ginástica laboral, tabagismo, prevenção da osteoporose, entre outros. De acordo com Dr. Carlos Henrique, coordenador de Fisioterapia do HGWA, “o programa no último ano vem trabalhando com temáticas alinhadas à proposta do hospital com foco na segurança do paciente dentre elas destacam-se: prevenção de quedas, prevenção de lesões de pele, prevenção de infecções e prevenção TEV (tromboembolismo venoso)”, justifica.


Na última semana, os estagiários orientaram os cuidadores dos pacientes sobre higienização das mãos, uma medida simples e objetiva para prevenir infecções. “Notamos que este tema despertou o interesse dos acompanhantes que se envolveram com a atividade. Estamos muito satisfeitos com o resultado que o programa alcançou até o momento”, comemora o coordenador. Atualmente, o programa conta com 10 estagiários.

 
Serviço

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Rua: Dr. Pergentino Maia 1559 – Messejana

Data: Às sextas-feiras

Local: Enfermarias do HGWA

Horário: 14h às 16h


Com informações da Assessoria de Imprensa HGWA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here