A ONG Associação Brasileira Sobriedade e Paz (Abrasp), com apoio da Pastoral da Sobriedade e outras entidades, realizará a terceira edição da Jornada de Atividades do Projeto Prevenir em escolas de nove bairros de Fortaleza.  O objetivo é levar a estudantes, educadores, pais e responsáveis mensagens e orientações acerca da prevenção e tratamento do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. No dia 1º de abril, às 18h30, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rua Rodrigues Júnior, 300 – Centro), a Abrasp promove encontro dos coordenadores, voluntários  e agentes do Projeto. O evento é aberto a outras pessoas interessadas em receber capacitação para atuar na prevenção ao uso de drogas. No período de 2 a 10 de abril, acontecem as visitas às escolas.


Com o tema “Juventude prevenida” e o lema “Um jovem prevenido vale por dois”, o Projeto Prevenir tem levado, ao ambiente escolar, palestras e rodas de conversa sobre os riscos do uso de drogas e tratamento. De acordo com dirigente da Abrasp e coordenador do Projeto, Rogério Melo, em Fortaleza, os encontros já confirmados são nos seguintes estabelecimentos de ensino:


  • 02/04 – Liceu do Ceará, em Jacarecanga (manhã) e Colégio Justiniano de Serpa, no Centro (tarde)

  • 03/04 – EEFM Antonio Dias Macedo, no Dias Macedo (manhã) e EEFM Estado do Maranhão, no Mondubim (tarde)


 


  • 04/04 – EEFM Aloysio Barros Leal, no Conjunto Paulo Segundo (manhã) e EEM Deputado Paulo Benevides (tarde)


 


  • 07/04 – EEFM Senador Fernandes Távora, no Demócrito Rocha (manhã) e EEFM Maria Thomásia, na Maraponga (tarde)


 


  • 08/04 – Escola Integrada Dois de Maio, no Passaré (manhã) e Liceu do Pantanal Prof. Domingos Brasileiro, no Planalto Ayrton Sena (tarde).




Rogério Melo comenta que o Projeto Prevenir, surgido no âmbito das ações da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica, cresceu e, para melhor desenvolvê-lo, foi criada a ONG Abrasp. Ele informa que, sediada em Juazeiro do Norte, a entidade tem articulação com 28 municípios cearenses e vem atraindo para o Projeto pessoas de diferentes denominações religiosas e mesmo outras sem religião. “São pessoas dispostas a se capacitar para trabalhar sensibilizando e conscientizando crianças, jovens e adultos acerca dos riscos do uso de drogas, prevenção e tratamento”, diz.


Além do Projeto Prevenir, a Abrasp desenvolve outras ações: apoia, com orientação e capacitação de voluntários, casas de recuperação de dependentes químicos e coordena grupos de auto-ajuda formado por esses dependentes. Rogério acredita que só com prevenção é possível resolver os problemas causados pelas drogas, lembrando que o tráfico é um dos principais fatores para a violência no País. “A prevenção deve ser a prioridade das autoridades e sociedade. Enquanto os governos priorizam tanto a repressão, a guerra contra as drogas vem sendo vencida pelo narcotráfico”, alerta. Para Rogério, o comércio das drogas prospera “porque tem usuário consumindo cada vez mais e cada vez mais cedo”.

 

Mais informações: Rogério Melo, Coordenador da Abrasp e do Projeto Prevenir – (fones: 85 8687 9628 e 88 8812 6264)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here