De acordo com a Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), o número de estúdios em atuação no país passou de 375 para 1009 entre os anos de 2019 e 2022.

O crescimento de 160% demonstra a consolidação e expansão desse mercado em território nacional. No entanto, o Sudeste ainda concentra mais da metade dos desenvolvedores de jogos digitais e o Nordeste, especificamente, representa apenas 14% da indústria de games no Brasil.

No interior do Ceará, um projeto tem investido na formação de jovens para atuarem nessa área, promovendo não só a formação, mas a inclusão social. O Entrando no Jogo, em Meruoca, começou em dezembro de 2022 e vai até maio de 2023. Hoje conta com 20 alunos, com idade a partir de 12 anos.

A formação em Criação de Jogos Digitais tem carga horária de 200 horas/aula e integra conceitos como programação, design de game, cenários 2D e 3D, narrativas para jogos, acessibilidade e muitos outros, com objetivo de abranger o vasto campo de atuação de desenvolvedores.

“Enquanto aprendem a programar jogos, animações e histórias interativas, os participantes utilizam a Tecnologia da Informação para desenvolver a criatividade e adentrar na área mais promissora da economia criativa na última década. Os games geram relevantes receitas para toda a cadeia produtiva, galgando espaços cada vez maiores no mercado”, destaca Ana Patrícia dos Santos, coordenadora do projeto.

Ela complementa: “Há pesquisas que apontam que o mundo conta atualmente com impressionantes três bilhões de jogadores, o que evidencia a enorme demanda por mais jogos, que deem conta desse público”. A coordenadora adianta que, ao final dessa formação, serão abertas inscrições para uma nova turma, beneficiando mais jovens de Meruoca e região.

Impacto positivo

“Ao promover a formação na área de desenvolvimento de jogos, o Entrando no Jogo instiga o protagonismo da juventude local em ações com alto potencial de impacto positivo em suas vivências de curto, médio e longo prazo”, explica Ana Patrícia. O projeto visa ao desenvolvimento juvenil, intercambiando mecanismos que possibilitam, além da atuação profissional, diálogos sobre tecnologia, economia criativa e criação de conteúdo para as demandas da comunidade global, cada dia mais conectada.

Um exemplo a ser seguido pelos jovens da formação se encontra na própria sala de aula: o docente Antoniel Soares. O jovem de Meruoca é estudante do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Sobral; e atua também na área de produção criativa, mais especificamente voltado para criação de conteúdo para a Internet, o cinema e a música.

Toniel, como é conhecido, é cego desde que nasceu, mas nunca deixou que isso o impedisse de realizar seus sonhos, mesmo diante das dificuldades impostas, muitas vezes, pela falta de acessibilidade e inclusão social. Além de trabalhar na área, hoje ele está formando novos jovens para atuar profissionalmente ou empreender na cadeia produtiva da tecnologia.

    O projeto Entrando no Jogo é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo e conta com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do programa Escolas Livres da Cultura.

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