O Peteca (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de

Crianças e Adolescentes) é  um programa do Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT-CE) que forma professores na garantia dos direitos da infância. Criado em 2008, o Peteca trabalha na capacitação de profissionais para abordar o tema na sala de aula com sensibilidade para alcançar a conscientização de pais e alunos sobre os prejuízos que a prática do Trabalho Infantil podem ocasionar ao longo de suas vidas.


O programa surgiu da iniciativa do procurador do Trabalho Antônio de Oliveira Lima, que possui uma história de vida na qual o trabalho infantil se fez presente. Aos 8 anos, ele começou a trabalhar na roça. Ia para a escola pela manhã e a tarde se dedicava a plantação. “Por muitas vezes chegava em casa cansado, sem coragem para fazer as tarefas da escola”, afirma o procurador. Antonio foi uma das muitas crianças que viveram a realidade e a necessidade de trabalhar. Felizmente ele conseguiu, mesmo enfrentando muitas dificuldades, alcançar a formação que desejava.


Passado o tempo e já com uma vida profissional ascendente, as adversidades superadas por ele não ficaram no passado. Elas estimularam uma grande caminhada na  luta pela erradicação do trabalho infantil


Hoje, o Peteca abrange 1.500 escolas do Ensino Fundamental do Ceará, o que representa um universo de 317 mil estudantes. Por conta dos resultados alcançados, o Estado virou modelo no Brasil. Tanto é que, em 2010, foi criado o “MPT na Escola”, com o objetivo de expandir, do Norte a Sul do País, as estratégias de combate ao trabalho infantil adotadas pelo Ceará.


Com informações da Assessoria de Comunicação do MPT-CE e da Jornalista Márcia Rios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here