Anunciado o resultado do programa Rumos 2015-2016. Quatro projetos cearenses estão entre os contemplados na 17ª edição da iniciativa, apresentados na manhã da última segunda-feira (9), em entrevista coletiva realizada na sede do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. O programa é voltado ao mapeamento e apoio à produção cultural brasileira, com o aporte direto de recursos na ordem de R$15,5milhões.


O anúncio foi feito pelo diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e pela gerente de Comunicação do instituto, Ana de Fátima Sousa, ao lado da atriz e presidente da Fundação de Cultura do Estado do Acre, Karla Martins e do cineasta Jeferson De.

12.126 inscritos

Saron ressaltou que o Rumos não é um simples patrocínio, mas um modelo de parceria, um “programa inspirador, importantíssimo para  a instituição”, e que esta edição surpreendeu. “Foram mais de 12 mil inscritos que passaram por profundo processo de avaliação”, disse o executivo.


A comissão formada por 22 pessoas analisou projetos que antes já haviam sido pré-selecionados por um grupo de 30 avaliadores. No total, foram seis meses de trabalho de seleção. O que mostra o “caráter sério e consistente” do programa que selecionou 117trabalhos dentro de um universo de 12.126 inscritos.

Parceria

“Mais importante do que o resultado, é observar o Rumos sob o aspecto do processo. Nós não somos uma instituição que faz patrocínio, isso é muito importante colocar, nós somos uma instituição que estabelece uma parceria que não olha apenas aspectos financeiros ou de produção do projeto, mas que o projeto de fato possa acontecer.”


Seguindo o formato da edição 2013-2014, o Rumos manteve a possibilidade de os proponentes misturarem áreas de expressão artística nos seus projetos e continuou a apostar em liberdades antes impossíveis em editais tradicionais.


Os projetos selecionados são originalmente de 25 Estados e um é da Argentina. Pelo menos 52 dos escolhidos terão repercussão e investigações em outros estados ou países (Angola, Colômbia, Cuba, Espanha, México e Uruguai).


A atriz acreana, Karla Martins, se disse surpresa com a “qualidade” e “diversidade” dos projetos apresentados. “Me surpreendeu, mas não totalmente, por que me parece que o processo cultural do País começa a refletir um novo pensamento político que se instalou nos últimos tempos”.

Ela ressaltou que ainda as tags como LGBT que se revelaram de maneira muito intensa, “quase como um pensamento político, social, cultural do Brasil”.


O cineasta Jeferson De contou que durante o processo de seleção – foram dois meses e uma semana analisando trabalhos – escolheu os projetos que mais lhe “tocaram o coração”. Mas que também apresentaram “qualidade artística muito grande”,e dentre eles, destacou o da atriz negra, de 91 anos, Ruth de Sousa, do Rio de Janeiro. No “ranking pessoal” de Jeferson, “o projeto está entre os três melhores”.

Com potência

Em sua fala, a gerente de comunicação do Itaú Cultural, Ana de Fátima Sousa, apresentou um panorama geral do processo que ela considerou “longo”. Disse que assim como Karla Martins, sentiu, em boa parte dos projetos desta edição, e talvez como uma das coisas mais impactantes, “a presença das questões que estão afetando a sociedade de alguma forma, neste momento”. Citou por exemplo a questão racial, que “veio com potência”, mas tudo de uma forma muito artística.

Saiba mais

Para conhecer os projetos selecionados, com o nome dos autores, origem das propostas, regiões que impactarão, temática, e um resumo sobre cada um, clique em: www.itaucultural.org.br/explore/blogs/rumos-2/

Lista dos projetos cearenses selecionados

Dos Campos à Concentração: (David Leitão Aguiar)

Documentário sobre um período pouco conhecido da história do Ceará: o isolamento e o confinamento de famílias afetadas pela seca em 1932 em cinco campos de concentração no interior do estado. Foram mais de 75 mil cativos submetidos a trabalhos forçados. Com um longo trabalho de pesquisa, o filme falará desse momento sombrio de sobrevivência no Nordeste brasileiro.

Dos Campos à Concentração: (David Leitão Aguiar)

Documentário sobre um período pouco conhecido da história do Ceará: o isolamento e o confinamento de famílias afetadas pela seca em 1932 em cinco campos de concentração no interior do estado. Foram mais de 75 mil cativos submetidos a trabalhos forçados. Com um longo trabalho de pesquisa, o filme falará desse momento sombrio de sobrevivência no Nordeste brasileiro.

O Golpe do Corte: (José Francisco Ribeiro Solon)

Propõe a preservação, a digitalização, a catalogação e a publicação do acervo da coleção de fotogramas do artista Solon Ribeiro (Crato, 1960). São cerca de 30 mil unidades, das quais seis mil já estão em processo de catalogação. A publicação do material deve ser feita em um site em formato de videoteca que possibilitará a intervenção do público em um espaço virtual reservado para essa interação.

Swingueira: Corpo e Inventividade nas Periferias do Nordeste (Nigéria Filmes)

Produção de documentário sobre o movimento da swingueira no Nordeste, com base no registro de ensaios e competições de dança nas periferias das capitais da região e na gravação de entrevistas com jovens, organizadores dos eventos, coordenadores das equipes, produtores das bandas e outros sujeitos essenciais no processo.

Un-Dead: Desmortais do Inominável (Thiago Arrais Pereira)

Projeto que se baseia na tradução e na montagem, inédita no Brasil, da peça Drácula ofthe Undead, de BramStoker, texto que resistiu manuscrito por cem anos, até ser publicado em edição inglesa. A ideia é orientada sob o viés antropológico de suas origens romenas e correlações com práticas mágicas brasileiras e de outras partes do mundo e sob a criação de uma poética dos vícios: um teatro de expiação psicofísica do ator, cujo terror e prazer estão em seus corpos.


Por Tarcilia Rego

*A jornalista viajou a convite do Instituto Itaú Cultural.

**Foto: Reprodução / Internet

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here